27 de agosto de 2013

Seduc e Sindicato discutem ações de valorização dos profissionais da educação

O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, se reuniu, nesta segunda-feira (26), com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Maranhão (Sinproesemma). No encontro, que contou com a presença da equipe técnica da Seduc, eles discutiram questões referentes à formação de professores, titulação e promoção, bem como as ações que estão sendo desenvolvidas para valorização dos profissionais da educação.
Pedro Fernandes destacou que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inaugurou, recentemente, a nova sede da Superintendência de Recursos Humanos, na Rua Grande, onde funciona, de forma centralizada, setores como Folha de Pagamento, Inspeção Escolar, Gestão e Controle Docente e protocolo de atendimento dos servidores da Seduc para proporcionar comodidade e rapidez no atendimento aos servidores da rede. “O setor de recursos humanos é o mais importante da secretaria”, ressaltou.
O secretário informou aos diretores do sindicato que a Seduc implantou recentemente o Sistema de Mapeamento Funcional Eletrônico, com o objetivo de agilizar os procedimentos e encaminhamento de dados dos servidores para folha de pagamento, o que irá possibilitar o fornecimento de informações com mais precisão sobre a necessidade de profissionais em cada unidade de ensino. 
Fernandes, também, frisou que acontecerá entre os dias 17 e 19 de setembro a Conferência Maranhense de Educação (Comae), onde será discutido e encaminhado para aprovação o Plano Estadual de Educação, construído com base nas discussões feitas nas 28 conferências intermunicipais.  
Formação
Durante a reunião, a coordenadora do Fórum de Formação Permanente de Apoio à Formação Docente da Rede Pública e supervisora de Desenvolvimento e Capacitação de RH da Seduc, Sílvia Leda, informou que devem ser abertas no mês de outubro um total de 1.174 vagas no âmbito do programa Prófuncionário, que foi reestruturado pelo Ministério da Educação.
Ela, também, ressaltou a importância da participação do sindicato na mobilização dos professores no programa de formação Parfor, que oferta cursos de formação inicial e continuada para docentes da rede pública em renomadas Instituições de Ensino Superior (IES) do país.    
Titulações e progressões
Na reunião, também, foi informado que a Seduc enviou à Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), na sexta-feira (23), a relação de professores que estão aptos para concessão de promoção e titulação, para o pagamento em folha suplementar em setembro. Os professores, que requisitaram os benefícios e não receberem seus pagamentos, deverão comparecer à Superintendência de Recursos Humanos para sanar suas pendências.
Ao final da reunião, o presidente do Sindicato, Júlio Pinheiro, observou a importância do diálogo permanente com a Seduc para resolução de questões ligadas ao servidor. “Considero pertinente tratarmos sobre essas questões frequentemente”, finalizou.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário