14 de agosto de 2013

Vice-governador prestigia abertura do III Congresso da Fetraf/CUT

O vice-governador Washington Luiz Oliveira, prestigiou, nesta terça-feira (13), em Luziânia (GO), a abertura do III Congresso da Fetraf/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar). O evento, que tem como foco a luta social e política em defesa dos interesses da agricultura familiar, reúne cerca de 800 delegados de 18 estados, dentre eles o Maranhão.

Washington Luiz defendeu a importância estratégica da agricultura familiar para o desenvolvimento do país. “A agricultura familiar tem um papel fundamental para o projeto de desenvolvimento nacional, portanto, é necessário que os trabalhadores tenham atendidas as suas reivindicações no campo e na cidade”, destacou.

Até esta quinta-feira (15), serão debatidos temas como educação, agricultura sustetnável, acesso ao crédito, tecnologia, qualificação profissional, reforma agrária, habitação, que visam qualificar e melhorar a vida dos agricultores e agricultoras e suas famílias.

Presente no encontro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, relembrou os 10 anos de governo do Partido dos Trabalhadores, no qual foi construída uma nova visão de reafirmação de direitos e inclusão social. “O movimento da classe trabalhadora permitiu avanços e conquistas para toda a sociedade. Enfrentamos desafios e alcançamos uma melhor garantia de renda, além da assistência técnica rural e da reforma agrária”.

A ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, lembrou o muito do que significou para o campo brasileiro a existência da Fetraf nos últimos oito anos, desde a luta pela consolidação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), até a política de construção de habitações rurais.

A abertura do Congresso contou também com a presença do presidente da CUT, Vagner Freitas; a presidenta da Fetraf-CUT, Elisângela Araújo; superintendente de Habitação Rural e Entidades Urbanas da Caixa Econômica Federal, Noemi Aparecida Lemes; dentre outras autoridades políticas e da sociedade civil organizada



Nenhum comentário:

Postar um comentário