10 de março de 2011

Dilma recebe dirigentes das centrais sindicais na sexta-feira

A presidente Dilma Rousseff convocou as seis centrais sindicais do país para uma reunião na sexta-feira (11) pela manhã, no Palácio do Planalto. Esta será a primeira reunião entre a presidenta e os dirigentes das centrais, como o objetivo de reduzir as áreas de atritos entre o governo e as entidades.

Segundo o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, Dilma não estabeleceu pautas para a reunião. Os sindicalistas, no entanto, definirão entre hoje e amanhã uma agenda consensual para ser levada à Brasília.

Os sindicalistas devem fechar uma pauta conjunta em torno de quatro temas, que serão discutidos com a presidente: a desoneração da folha de pagamentos, a correção da tabela do Imposto de Renda (IR), as aposentadorias que não sofrem reajuste direto do salário mínimo e o fator previdenciário.

As centrais devem negociar com Dilma uma correção superior aos 4,5% na tabela do IR - o reajuste que deve ser levado à reunião ficará entre 5,5% e 6%. Os sindicalistas avaliam que parte da derrota sobre o valor do salário mínimo de 2011 - fechado em R$ 545, enquanto as centrais defendiam R$ 560 - pode ser revertida com um reajuste mais elevado na tabela do IR.

Ao todo, participarão da reunião 12 dirigentes sindicais. Dilma solicitou que cada central enviasse dois integrantes, assim, CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CGTB serão representadas por seus respectivos presidentes e secretários-gerais.

Fonte:pt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário