28 de março de 2011

Governo mantém aberto canal de negociação com Sinproesemma

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reafirma que mantém aberto o canal de diálogo para negociação com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Esclarece ainda que espera o retorno o mais breve possível dos professores que ainda estão fora da sala de aula, garantindo a normalidade na rede estadual de ensino.

A Seduc lembra que o Tribunal de Justiça (TJ) decretou a ilegalidade da greve. A decisão do desembargador Marcelo Carvalho Silva, datada do dia 16 de março, determina que o Sindicato suspenda o movimento grevista, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 50 mil e de desconto dos dias parados em folha de pagamento.

De acordo com a decisão do TJ, a categoria decretou greve por tempo indeterminado sem atender aos preceitos legais: deflagração da greve no início do processo de negociação prévia com o Governo do Estado e ausência de comunicação prévia sobre a greve, que deveria ocorrer com 48 horas de antecedência, de acordo com a Lei 7.783/1998.

Na última quarta-feira (23), a secretária de Educação, Olga Simão, em entrevista à Rádio Timbira, convidou os professores da rede estadual de ensino para o retorno às atividades o mais breve possível, a fim de suspender perdas que a paralisação vem causando aos alunos da rede pública de ensino, bem como às suas famílias e à sociedade maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário