22 de setembro de 2011

Bancários do Maranhão entram em greve na próxima terça-feira

Em assembleia geral realizada na terça-feira (20), os bancários do Maranhão decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (27), em sintonia com o indicativo de paralisação da categoria em todo o país. A decisão foi tomada após o rechaço da proposta dos bancos de reajuste salarial de 7,8%, valor considerado irrisório pelos trabalhadores, pois apenas repõe a inflação.

Segundo José Maria Nascimento, presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), a proposta dos banqueiros é rebaixada e muito aquém do que a categoria merece diante dos lucros crescentes obtidos pelos bancos nos últimos anos e da situação econômica favorável em que se encontra o Brasil. Diante da rejeição imediata, como disse José Maria, a classe patronal marcou uma nova rodada de negociação para amanhã, às 14h, em São Paulo.

[No entanto, José Maria informou que os bancários não acreditam que tal reunião vá apresentar algum avanço nas negociações. “Pelo retrospecto, é muito difícil que os patrões mudem sua postura e mostrem nessa negociação algo que realmente atenda às necessidades dos bancários”, ressaltou o presidente, completando que em todo o Brasil, a categoria já se mobiliza em assembleias para deliberar acerca da greve nacional.

No Maranhão, o SEEB-MA marcou para a próxima segunda-feira (26) uma assembleia de organização, para definir os últimos detalhes da paralisação. Entre as reivindicações dos bancários está reajuste salarial de 26%; piso Salarial de R$ 2.297,51; isonomia de direitos; contratação de mais bancários; e recuperação das perdas salariais acumuladas desde 1994. Mais informações podem ser obtidas no site www.bancariosma.org.br

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário