6 de setembro de 2011

Governo apresenta proposta salarial ao sindicato

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), apresentou, nesta terça-feira (6), ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma) proposta salarial para os servidores efetivos da rede pública estadual de ensino do Maranhão. O documento, entre outros itens, propõe reajuste na remuneração salarial e incorporação da gratificação atual em até 80%.

A reunião que aconteceu no palácio Henrique de La Roque, contou com a presença do secretário da Educação, João Bernardo Bringel, dos secretários adjuntos da Seduc, do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro e de membros da diretoria do Sindicato.

A proposta consiste no reajuste salarial da categoria em 26% em quatro anos. A regra para aposentadoria de 20 anos de serviço ou 50 anos de idade passa a vigorar apenas para os atuais funcionários. Além disso, o Governo propôs ao sindicato a incorporação da Gratificação de Atividade do Magistério (GAM) em até 80% do seu valor relativo.

Outro item apresentado diz respeito à vinculação da GAM em 25% do vencimento para os professores em exercício no sistema educacional estadual.

"Apresentamos uma proposta para o Sindicato que ira analisar e na próxima semana temos um novo encontro. Esperamos chegar o mais breve possível ao consenso," disse o secretário João Bernardo Bringel.

O presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, falou que a proposta será analisada e apresentada para a categoria. "Vamos dialogar com a diretoria do sindicato e, posteriormente, divulgaremos para a categoria a proposta anunciada”, disse.
Bônus

A proposta da Seduc contempla o pagamento de bonificação anual no valor de R$ 6 milhões para as escolas, a partir do cumprimento de metas estabelecidas pela Secretaria. A escola precisa alcançar ou superar a meta de desempenho para receber o bônus, que será divido entre os funcionários lotados no centro de ensino.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima semana, onde o sindicato deverá apresentar a sua analise a respeito da proposta recebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário