2 de setembro de 2011

Governo e sindicato se reúnem em mesa permanente de negociação


O Governo do Estado e a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) se reuniram na quarta-feira (31), no Palácio Henrique de La Rocque, em novo encontro da mesa permanente de negociação. A reunião de trabalho foi presidido pelo vice-governador Washington Luiz de Oliveira e pelo secretário de Estado de Educação (Seduc), João Bernardo Bringel.

Na abertura do encontro, o vice-governador, que vem comandando as reuniões da mesa de negociação, apresentou oficialmente o secretário titular da Seduc à diretoria do sindicato. “O novo secretário de educação irá trabalhar a pauta de negociações com o sindicato”, informou Washington Luiz.

João Bernardo Bringel ressaltou que a negociação com o sindicato é essencial para a educação do Maranhão. Ele informou que o Governo do Estado está finalizando os estudos para apresentar aos representantes sindicais na próxima terça-feira (6), uma ampla proposta de recomposição salarial dos profissionais de educação, contemplando as progressões da categoria e um projeto de política salarial para os próximos anos, além do estudo final do Estatuto do Educador, focado na melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão.

De acordo com João Bernardo Bringel, o Governo do Estado pretende cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a aplicação do piso nacional salarial dos professores. Para Bringel, a aplicação do piso vai garantir a estabilidade do sistema educacional, imprescindível para cumprir as ações do sistema estadual de educação.

O secretário destacou ainda que a proposta de construção de reformulação do Estatuto do Educador deve estar focada na educação que o Estado quer para o futuro. O documento, em fase de conclusão, será enviado à Assembléia Legislativa.

Para o presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, o secretário, neste primeiro encontro, apontou definições para consolidação de um acordo, pontuando o piso nacional salarial e a valorização da carreira dos profissionais de educação.

Também participaram da reunião, o secretário Adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva; a superintendente de Educação Básica, Leuzinete Pereira; a Supervisora de Currículo da Seduc, Narcisa Enes Rocha; além dos membros da diretoria do Sinproesemma.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário