24 de setembro de 2011

Governo aprova Plano de Cargos e Carreiras para fiscais agropecuários

Deve ser encaminhado na próxima semana para a Assembleia Legislativa Maranhão o texto aprovado pelo Comitê de Política Salarial do Governo do Estado que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para profissionais que realizam atividades agropecuárias no estado do Maranhão. A medida deve beneficiar diretamente 318 servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged-MA), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, a aprovação do PCCR dos fiscais agropecuários da Aged-MA é mais uma prova de que o Governo do Estado está comprometido com o desenvolvimento do setor produtivo do Maranhão.

“É um reconhecimento do governo aos profissionais que cuidam da defesa animal e vegetal no Maranhão; e é extremamente significativo que tenha acontecido em um momento que o estado vive a expectativa de ter sua classificação sanitária elevada para zona livre de febre aftosa. Isso porque a implantação do Plano foi uma das exigências resultantes da auditoria realizada pelo Ministério [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] para reconhecimento do estado como zona livre”, ressaltou o secretário.

Cláudio Azevedo apresentou à diretoria do Sindicato dos Fiscais Agropecuários do Estado do Maranhão (SINFA) e aos servidores do órgão, os termos do plano, que serão submetidos à votação na Assembleia Legislativa.

A notícia da aprovação do PCCR pelo comitê salarial do Governo do Estado era esperada com expectativa pelos servidores, que já organizavam movimento grevista. O movimento foi desarticulado após negociações com a Sagrima. “O sindicato reconheceu o esforço da governadora Roseana Sarney, que foi sensível à causa e atendeu ao pleito, e ao secretário, que fez todas as intervenções possíveis para garantir a inclusão do plano no orçamento do governo do estado”, declarou o diretor geral da Aged-MA, Fernando Lima.

Conquista

Fernando Lima informou que o Maranhão deve ser o primeiro estado do Norte e Nordeste a aprovar um PCCR para fiscais agropecuários. “Será um dos maiores salários pagos a categoria no país”.

Dos 318 servidores beneficiados com a aprovação do PCCR, 134 são técnicos agrícolas que atuam como técnicos de fiscalização agropecuária, 31 são auxiliares de fiscalização agropecuária, 113 são veterinários que trabalham como fiscais de defesa animal e 40 são agrônomos que respondem pela fiscalização da defesa vegetal do estado. Todos trabalham distribuídos nas 18 regionais da AGED instaladas no estado, além dos escritórios presentes nos 217 municípios maranhenses.

Fonte: Secom


Nenhum comentário:

Postar um comentário