10 de outubro de 2011

Servidores da Cultura elegem bandeiras prioritárias de luta em plenária da categoria

Representantes dos servidores do Ministério da Cultura de seis estados (RJ, SC, PE, MA, MG, PB) e o Distrito Federal realizaram, nesta sexta-feira, plenária nacional da categoria. O encontro, que aconteceu na sede da Condsef em Brasília, elegeu as bandeiras prioritárias de luta dos servidores da Cultura. Uma avaliação da situação do setor, incluindo os processos de negociação com o governo e a definição de um plano de ação também fizeram parte da atividade. A retomada do processo de negociações com o governo terá como parâmetro propostas dos trabalhadores já apresentadas ao Ministério do Planejamento. A implantação de gratificação de qualificação (GQ) e retribuição por titulação (RT) faz parte das prioridades dos servidores. Além disso, a categoria busca a racionalização de cargos a partir de estudos já encaminhados ao governo. Outro ponto crucial da luta dos servidores da Cultura é a abertura de concurso público para a recomposição da força de trabalho no setor.

Na plenária os servidores levantaram ainda a necessidade de realizar atividades de mobilização todos os dias em que houver reunião da Mesa Setorial de Negociação da Cultura. Uma das propostas aprovadas é a criação de grupos temáticos nos sindicados filiados à Condsef para discutir e aprimorar as demandas dos servidores da Cultura. A categoria aprovou ainda a importância de reforçar solicitação junto ao governo para as seguintes questões: cobranças referentes a pagamento de gratificação (GDAC), busca de negociação sobre corte de ponto, exigir a instalação de uma ouvidoria em todas as vinculadas da Cultura, encaminhar emendas ao PL 2203/11, cobrar a mesma tabela remuneratória da Casa de Rui Barbosa para o PEC da Cultura, buscar melhorias e unificação do plano de saúde que atende a categoria, entre outras demandas.

Os servidores também vão buscar esclarecimentos na mesa setorial da Cultura sobre se há intenção do governo em criar um plano de carreira específico do IPHAN. A categoria pretende organizar um seminário para discutir a estrutura do IPHAN e IBRAN. Na plenária foi aprovada ainda a importância de buscar a convocação de encontros e plenárias do setor sempre que necessário, aliada a unificação das informações e mobilizações dos servidores da Cultura nos estados.

Fonte: condsef

Nenhum comentário:

Postar um comentário