29 de setembro de 2015

Trabalhadores da EBSERH em greve por 72h



Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no Maranhão, entraram desde ontem, 28, em greve por 72h, em repúdio ao descaso da empresa com relação à construção de um ACT favorável para ambas as partes.

Após 9 (nove) reuniões entre empregados e empregador, a Ebserh manteve-se intransigente na negativa de inclusão de pontos caros para toda a categoria, como exemplo, a garantia de que 1% da folha geral da empresa seja destinada para fins de progressão; além da titulação e jornada de trabalho de 12×36 para todos os empregados da empresa.

Ebserh busca dissídio para ACT
A Ebserh encaminhou no final da semana passada, comunicado a seus empregados informando que ajuizou dissídio coletivo para que a corte trabalhista defina sobre os impasses que travam o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT 2015-2016).

Após um processo de negociações que contou com cerca de nove reuniões, parte dos empregados da Ebserh entendeu que questões essenciais para a categoria não estavam sendo considerados pela empresa.
Os impasses envolvem questões administrativas como jornada de trabalho, progressões, incentivo à titulação, entre outros. O entrave no processo levou a categoria a se mobilizar e promover paralisações de atividade como forma de buscar o atendimento de temas considerados cruciais aos empregados.

A Condsef já solicitou audiência com a direção da Ebserh para tentar dirimir os impasses ainda existentes. A assessoria jurídica da Condsef acompanha todo o processo.

A Ebserh encaminhou à Condsef uma minuta de proposta do ACT que não incluem itens pleiteados e que estão levando os empregados a se mobilizar.

Como existe um grande acúmulo de debate desses temas com representantes da empresa ao longo das negociações envolvendo este ACT, os empregados esperam conseguir chegar a um bom termo e garantir esses itens considerados fundamentais.

Os avanços conquistados ao longo das negociações envolvendo o ACT da Ebserh são uma conquista da organização e unidade da categoria que agora decide sobre os rumos de mais esse importante processo de unidade e diálogo.

Os desdobramentos envolvendo o dissídio ajuizado pela Ebserh e movimento de paralisação dos empregados no Maranhão e em todo o território nacional em busca da dissolução dos impasses ainda existentes para concretização do ACT serão divulgados no Diário do Sindsep/MA e na página da entidade na internet (www.sindsep.org.br).

Fonte:Sindsep/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário