26 de abril de 2016

Sindsep/MA participa da XIX Plenária da FNDC



O Sindsep/MA através do diretor Valter Cezar (Secretaria de Comunicação) participou no período de 21 a 23, da XIX Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

O evento que aconteceu em São Paulo, discutiu a Conjuntura Nacional; Balanço; Estratégia e Plano de Ação; e Eleição da Coordenação Executiva e do Conselho Deliberativo.

Eleição da nova Direção
No dia 23, quando a FNDC comemorava 25 anos de fundação, a entidade realizou a eleição da nova Direção Executiva e o Conselho Deliberativo que exercerão o mandato de 2016 a 2018.

A plenária também aprovou as diretrizes e ações para os próximos dois anos.
A coordenação geral do FNDC ficará a cargo da jornalista Renata Mielli, do Barão de Itararé. As entidades que agora ocupam os cargos de direção organizaram-se em uma chapa única eleita por maioria dos votos dos delegados presentes na Plenária.

Na sua primeira fala como coordenadora, Renata conclamou os movimentos sociais para fazer uma luta indispensável contra o golpe. “Estamos em um momento difícil e a luta pela democratização é central para denunciarmos ao mundo o que nós estamos vivendo aqui”.

Ela também avalia que o fortalecimento da mídia alternativa e da comunicação pública são ferramentas para barrar o golpe. “Através da resistência contra os projetos que retiram nossos direitos no Congresso Nacional temos que nos somar fortemente aos outros companheiros que estão nas ruas”.

Em seu discurso de despedida, a ex-coordenadora do FNDC e atual secretária nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Rosane Bertotti, disse que sai com um sentimento de alegria por ter construído junto aos outros companheiros(as) a luta pela democratização da comunicação.

Como ficou a eleição
As outras entidades escolhidas para ocuparem as secretarias foram: Intervozes, responsável pela geral; Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), pelas finanças; Central Única dos Trabalhadores (CUT), com organização; Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), responsável pela comunicação; Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimento de Ensino (Contee), com formação; Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT), responsável pelas políticas públicas.
Além da escolha da Coordenação Executiva, o Conselho Deliberativo será composto por 21 organizações. Entre elas estão o Conselho Federal de Psicologia (CFP); Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp); Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço); Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF); União Nacional dos Estudantes (UNE) além de outros comitês regionais.

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), União de Negros pela Igualdade (Unegro) e o Comitê pela Democratização da Comunicação da Bahia são as três entidades que foram escolhidas para fazer parte do Conselho Fiscal do FNDC.

FNDC contra o golpe
Durante o evento, a jornalista Renata Mielli, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, falou com os Jornalistas Livres ao final da XIX plenária do FNDC sobre os principais desafios da mídia alternativa no país, alertando inclusive aos blogueiros e midiativistas a necessidade de somarem à luta da sociedade para barrar o Golpe.


Fonte: Sindsep/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário