18 de abril de 2016

Sindsep/MA participa de Ato contra o PLP 257/16



O Sindsep/MA através do seu diretor, Valter Cezar (Secretaria de Comunicação) em conjunto com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef), participou na quinta-feira, 14, de um ato em frente ao Ministério da Fazenda contra o PLP 257/16. 

As entidades reunidas no Fonasef, em conjunto com as centrais sindicais, entre elas a CUT, pressionaram para que o projeto, encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional com regime de urgência constitucional, seja retirado da pauta. O PLP propõe alongar a dívida pública dos estados com a União impondo centenas de condicionantes que atacam direitos dos trabalhadores do setor público e privado. Ameaça enfraquecer os serviços públicos e ainda interromper a política de valorização do salário mínimo. Algo que os trabalhadores não podem permitir.

Em reunião essa semana com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, representantes de centrais sindicais ouviram que o governo admite modificar o PLP e retirar condicionantes que atacam os trabalhadores. Entre essas contrapartidas estão também o congelamento salarial, corte de até 30% em benefícios pagos, restrição a novas contratações, e ainda aumento da contribuição previdenciária dos trabalhadores.

Desde que foi para o Congresso, o PLP 257/16 tem recebido incontáveis críticas a seu conteúdo. Para reforçar o entendimento sobre os diferentes impactos que podem ser provocados pelo PLP, o Dieese divulgou uma nota técnica, que eu suma, lança um questionamento sobre a necessidade do PLP uma vez que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já traz dispositivos capazes de barrar desequilíbrios fiscais. A existência de uma proposta no Senado (PLS 561/15) que prevê solução para a dívida nos estados, uma das molas propulsoras do PLP 257/16, também coloca em cheque a necessidade desse projeto. Os servidores também devem continuar o trabalho permanente de força tarefa buscando diálogo com parlamentares sobre a necessidade de apoiar a retirada imediata deste PLP.


Com informações repassadas pela Condsef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário