1 de dezembro de 2009

Aids - Sinproesemma registra forte atuação preventiva em escolas públicas

1° de Dezembro é Dia Mundial de Combate a Aids. Apesar de ter diminuído em 10% nos últimos cinco anos, o número de mortes por Aids ainda é assustador, 2 milhões em 2008, segundo relatório da Unaids, entidade das Nações Unidas responsável pelo tema.

Os programas de tratamento ajudaram na redução da mortandade. Mas apesar de 4 milhões de pessoas terem acesso ao tratamento, de acordo com a ONU, outros 4,5 milhões de pessoas ainda precisem dele.

Durante o ano de 2009 o Sinproesemma deu uma importante contribuição ao trabalho de orientação e prevenção nas escolas públicas do Maranhão sobre o tema HIV/Aids.

A prevenção de alunos da rede pública é o alvo de uma campanha promovida pela Conferência Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e que foi abraçada pelo Sinproesemma.

Confira abaixo o registro de algumas ações que o Sindicato realizou a partir da Campanha de Prevenção à AIDS e DST nas escolas, junto com a CNTE, em parceria com o Ministério da Educação e Ministério da Saúde.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES EM 2009

29 e 30/05/2009 - SEMINÁRIO ESTADUAL DO PROGRAMA DST/AIDS PROJETO EPT- AIDS, realizado em São Luís (MA), no Hotel Praia Ponta da Areia. Parceiros a SEDUC, SES, SDH.

O evento contou com a participação de representantes do MEC, CNTE, e a dinamizadora do SPE no Maranhão – Jany Mary. Participaram 20 escolas de S Luis, 15 delegacias regionais, 14 diretores do sindicato e 15 representantes de entidades, com objetivo formar multiplicadores para implantação do SPE no Maranhão. Apresentação do Projeto EPT/AIDS/IE, Políticas governamentais DST/AIDS/SPE/PSE, Panorama HIV/AIDS NO BRASIL E LOCAL, Oficina - Conversa sobre Adolescência, Oficina – Como trabalhar a formação do educador, Vulnerabilidade e prevenção das DST/AIDS, Oficina – Árvore do prazer, Diversidade Sexual – facilitador Prof. Jeferson Plácido.

10 a 12/08/2009– Participamos do 6º Encontro Regional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas que reuniu Grupos Gestores Estaduais e jovens dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí, realizado na cidade de fortaleza – CE, este constitui uma das estratégias de fortalecimento do projeto, previstas para 2009, visa ainda fortalecer os Grupos Gestores Estaduais os municipais e a participação juvenil no projeto.

10 e 11/09/2009 – SEMINÁRIO REGIONAL DO PROGRAMA DST/AIDS

PROJETO EPT- AIDS em São João dos Patos (MA), no Hotel Estrela Dalva, houve parceria da Associação de Prefeitos dessa Região, houve a presença da Presidente do SINPROED São João dos Patos, gestora de educação da URE São João dos Patos; diretora geral de educação da URE, Secretária Municipal de Educação São João dos Patos, Secretaria Municipal de Saúde, Secretária Municipal de Assistência Social, Associação de prefeitos do médio sertão maranhense; cuja programação: Apresentação do Projeto EPT/AIDS/IE, Apresentação do Programa Saúde e Prevenção na Escola, Composição da Sexualidade, Oficina: A Construção Social dos Gêneros, Diversidade Sexual, Oficina: Mito ou Realidade, Palestra DST/ AIDS, Oficina – Planejando uma Ação Local, Oficina - Arvore do Prazer, contou com a participação de oito municípios em média 50 (cinqüenta) pessoas, ao final do encontro apresentaram o planejamento que seria desenvolvido nas escolas, cuja culminância seria o dia 1º de dezembro.

17 e 18/09/2009 - SEMINÁRIO REGIONAL DO PROGRAMA DST/AIDS PROJETO EPT- AIDS em Timon (MA), na Câmara Municipal de Vereadores, cuja programação:Apresentação do Projeto EPT/AIDS/IE, Políticas governamentais SPE e apresentação do guia SPE, Diversidade Sexual - Facilitadores: Cristiane, Rondinele e Monique (Piauí), grupo do LGBTTs do Piauí, Oficina: A Construção Social dos Gêneros, Oficina: Mito e Realidade, DST/AIDS -Facilitadores: Dra Marina (Enfermeira – Coordenadora da Urgência e Emergência), Dra Cristina (Enfermeira - Coordenadora DST/AIDS), Dra Lucivania (Psicóloga - CTA), equipe da Secretaria municipal de Saúde de Timon, Oficina: Escola, Saúde e Família, Oficina -Construindo uma Ação Integrada, Oficina – Árvore do Prazer, contou com a participação em média de 60 pessoas, ao final construíram o planejamento para as ações voltadas para o Dia mundial de combate às DST/AIDS.

24/10/2009 – Seminário de Formação para professores do ensino médio – realizada pelo Ministério de Educaçao e Saúde, em parceria com a CNTE, Fundo das nações unidas para a infância, (UNICEF), UNESCO E UNFPA, esta iniciativa tem como objetivo uma Mobilização Nacional com os alunos do ensino médio, prioritariamente das escolas públicas, por meio da Mobilização Nacional de Adolescentes e Jovens do ensino médio para a prevenção do HIV/AIDS, esta é mais uma ação de prevenção em DST/AIDS nas escolas, como parte da agenda de atividades do Dia Mundial de luta contra a Aids, dia 1º de Dezembro, participaram 38 escolas, 05 entidades afins no total em média de 100 participantes.

16/11/2009 – Encontro de professores do ensino médio para mobilização do Dia Mundial de luta contra a Aids, realizado no sindicato com a presença da secretaria de educação e saúde com objetivo de acompanhar as ações nas escolas e averiguar a questão do material necessário para a realização das atividades do dia 1º de dezembro, na ocasião distribuímos o kit arvore do prazer dois para cada escola presente, e DVD com filmes encaminhado pelo MEC em VHS.

23 a 25/11/2009- o GGE realizou oficinas com Jovens das escolas de ensino médio com objetivo de formar grupos para trabalhar com a juventude, o sinproesemma participou na elaboração da oficina.

01/12/2009 – No Dia Mundial de Prevenção à AIDS é a culminância das atividades. Nós nos reunimos algumas vezes com coordenadores pedagógicos, professores, SEDUC, SAÙDE e MEC com objetivo de desenvolver o SPE nas escolas do ensino médio. Cabe destacar que não apenas o ensino médio participa, mas, sobretudo, as de ensino fundamental.

Em 2009 as atividades foram voltadas para a sua socialização com os profissionais da educação e capacitação dos mesmos para implantação do programa na maioria do estado, a Aula Nacional de Prevenção à DST-AIDS nas escolas públicas, no dia 1º de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário