18 de dezembro de 2009

Coluna Atividade Sindical 18 12 2009

ATIVIDADE SINDICAL

Por Karina Lindoso

concurso

O Ministério do Planejamento autorizou o Ministério da Educação a realizar concurso para preencher 1.741 cargos. Os profissionais vão trabalhar nos institutos federais de educação ciência e tecnologias, que estão sendo ampliados. Hoje, o país tem 236 escolas e o objetivo é chegar a 354 até o fim de 2010. A maior parte dos cargos (1.113) é para professor da carreira de magistério do ensino básico, técnico e tecnológico. As outras vagas são para cargos técnicos e administrativos. O MEC deverá definir quantas vagas vão para cada instituição.

Negociação

A negociação permanente com a direção do Banco da Amazônia e representantes dos funcionários que aconteceria ontem (17), em Belém, foi adiada e não há previsão de nova data. A direção do Sindicato dos Bancários do Maranhão aguarda confirmação da nova data para enviar diretor à negociação com o banco.

SINDJUS

O presidente do Sindjus, Aníbal Lins, protocolou na manhã da última esta terça-feira(15), um novo pedido de audiência com o presidente eleito do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, com o objetivo de propor a indicação de um servidor efetivo para assumir o cargo de Coordenador do Núcleo de Atividades Especiais do TJMA. O Sindjus elaborou uma lista tríplice a pedido dos servidores com os nomes indicados para ocupar o cargo e entregará a lista ao desembargador Jamil Gedeon durante a audiência. A indicação de servidores efetivos para os cargos em comissão visa cumprir as recomendações do Conselho Nacional de Justiça contidas no relatório de inspeção n° 25774/2009 da Corregedoria do CNJ. O Conselho recomenda que os cargos comissionados do TJMA, utilizados para funções de direção, chefia e assessoramento, devem ser destinados preferencialmente para servidores de carreira.

AGENTES DE SAÚDE

Por unanimidade, o Plenário do Senado, acolheu a proposta de emenda constitucional que abre caminho para criação do plano de carreira e do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. A PEC 391/09 é uma reivindicação antiga dos agentes, que desenvolvem um trabalho essencial em todo o Brasil. Parabéns a esta brava categoria.

PED 2009

A executiva do diretório estadual do PT reuniu-se na última quarta-feira (16) para apreciar um recurso interposto pelo segundo colocado na eleição para presidente do Diretório Estadual, Augusto Lobato, com o objetivo de anular a expressiva vitória de Raimundo Monteiro - presidente eleito do PT no Maranhão. Essa atitude causou estranheza opois a eleição foi acompanhada pelo dirigente do Diretório Nacional, Wilmar Lacerda, que declarou que pleito transcorreu dentro da normalidade. A referida decisão da executiva estadual, por 8 (oito) votos a 7 (sete), é temporária. Raimundo Monteiro já recorreu à Direção Nacional do PT, munido dos dados oficiais da eleição, que asseguram sua vitória e a lisura do pleito. A decisão da direção nacional será proclamada no dia 21 de dezembro

Natal

A Coluna Atividade Sindical deseja a todos um Natal repleto de Paz, Saúde, Felicidade e Sucesso.

Envie sua sugestão de notas para : klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário