11 de dezembro de 2009

Coluna Atividade Sindical 11 12 2009

ATIVIDADE SINDICAL

Por Karina Lindoso

Encontro da Educação

Acontece durante toda a sexta-feira (11), o 4º Encontro Estadual de Funcionários da Educação. O Encontro é promovido pelo Sinproesemma e tem como tema “Funcionários de escola: profissionais da educação, de fato e de direito”. Os debates serão no auditório do Sindicato dos Bancários e entre os assuntos a ser abordados estão o novo Estatuto e o Plano de Cargos, Carreiras e Salário dos educadores. Outro ponto que será levantado é a política de valorização e incorporação dos funcionários de escola na luta por melhores condições de trabalho. O 4º Encontro Estadual de Funcionários da Educação começou às 8h e se encerra às 18h, com programação cultural. A estimativa é de que o evento receba 200 participantes, segundo Carlos Mafra, secretário dos Funcionários do Sinproesemma.

Vitória de Monteiro

O Processo de Eleições Diretas (PED) do PT está chegando ao desfecho com a vitória do candidato Raimundo Monteiro, ex-superintendente do Incra. Faltando nove urnas para encerrar a apuração (veja abaixo), Monteiro tem 6.708 votos. O segundo colocado, Augusto Lobato, chega a 5.585 votos. Brancos 111 e nulos 98. A diferença entre Monteiro e Lobato é de 1.123 votos. As nove urnas restantes computam 804 filiados aptos a votar. Mesmo que todos sejam do segundo colocado, a matemática da eleição não muda.

FENADADOS

Na última terça-feira (8), em Brasília, a FENADADOS, o SINDPD-MA e a Fenainfo assinaram, pela segunda vez consecutiva, a Convenção Coletiva dos trabalhadores em informática do estado. Na ocasião, a FENADADOS foi representada pela diretora Socorro Lago e Tânia Abreu - presidente do SINDPD-MA. Para ambas, a assinatura da convenção foi importante para a categoria, pois os trabalhadores contam com um instrumento atualizado, que norteia as relações trabalhistas, como reajustes, pisos salariais, benefícios, direitos e deveres de empregadores e trabalhadores.

PEC Agentes de Saúde

O Plenário aprovou na última quarta-feira (9), em segundo turno, a PEC dos Agentes de Saúde (391/09), que prevê a definição, por lei federal, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira, cuja formulação caberá aos estados e municípios.

O texto aprovado por 315 votos unânimes é o do substitutivo da comissão especial sobre o tema, de autoria da deputada Fátima Bezerra (PT-RN). A principal novidade em relação à proposta original, do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é a ajuda financeira que a União deverá dar aos estados e municípios para o cumprimento do piso nacional. O deputado federal Washington Luiz (PT/MA) foi um dos parlamentares que trabalhou de forma incansável pela aprovação desta PEC. Foi dele o requerimento para que a mesa diretora da Câmara instalasse a Comissão Especial destinada a proferir parecer à PEC.

Desigualdades

O Serviço Social brasileiro, através do conjunto CFESS/CRESS, encampará, em 2010, a campanha “Lutar por direitos, romper com desigualdades”. No Maranhão, o lançamento oficial aconteceu na última quinta-feira (10), no Auditório Che Guevara, do Sindicato dos Bancários (Rua do Sol, 413/417, Centro, São Luís/MA). A atividade integrou uma programação construída por diversas organizações, em comemoração ao aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completou 61 anos em 10 de dezembro.

Envie sua sugestão de notas para : klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário