8 de janeiro de 2010

Atividade Sindical 08 10 2010

ATIVIDADE SINDICAL

Por Karina Lindoso

VOLTA

Após as festas de final de ano a coluna Atividade Sindical está de volta. Os interessados em divulgar suas atividades sindicais podem entrar em contato pelo e-mail: klindoso@hotmail.com Participe.

SELETIVO

Após fazer diversas críticas ao processo seletivo para contratação temporária de professores para a rede estadual de ensino, o Sinproesemma anunciou na quarta-feira (6) que pedirá na Justiça a suspensão do certame. O sindicato discorda da quantidade de vagas ofertadas, da remuneração a ser paga, dos critérios para a prova e da inclusão de estudantes a partir da metade dos cursos de graduação. Levantamento do Sinproesemma, confirmado pela Seduc, mostra a rede estadual de ensino tem carência de mais de 12 mil professores. No fim de julho do ano passado, durante reunião com o sindicato, a Seduc anunciou a realização de concurso público para 5.320 vagas, promovido na primeira quinzena de dezembro. Para surpresa do Sinproesemma, a quantidade de vagas ofertadas agora no seletivo – mais de 7 mil, das quais 5.190 são destinadas para os níveis fundamental e médio – é maior do que as destinadas ao concurso. A proposta do sindicato é de que sejam contratados, mesmo que temporariamente, os excedentes do concurso.

SERVIÇO PÚBLICO

No próximo dia 15, sexta-feira, o Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) se reúne em Brasília. A participação de todas as filiadas à Confederação será fundamental. Isso porque neste CDE serão debatidos temas que devem afetar de forma importante a vida funcional dos servidores federais em 2010. Os representantes da categoria vão discutir propostas apresentadas pelo governo que envolvem negociação coletiva no setor público, direito de greve e mandato classista. Além desses temas deve ser definido um calendário de atividades que vai nortear os trabalhos de pressão dos servidores em defesa de direitos e contra projetos prejudiciais que tramitam no Congresso Nacional. O CDE também vai levantar a pauta que será debatida pela base na plenária nacional da entidade que acontece na 2ª quinzena de fevereiro.

FUNAI

O decreto 7.056/09, publicado no dia 28 de dezembro no Diário Oficial da União, coloca os servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) apreensivos neste início de 2010. O decreto aprova o estatuto e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão da Funai e dá outras providências. Uma leitura prévia feita pela Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) aponta que este decreto vai na contramão da reestruturação da Funai que vem sendo discutida com a categoria. A extinção de administrações regionais em vários estados brasileiros criou um clima de ansiedade. Os servidores não sabem como vai ser a situação da categoria a partir desse decreto

PLENÁRIA

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA),convoca seus Delegados Sindicais de Base e Diretores a participarem da XII Plenária Estadual, na qual será eleita a Comissão Eleitoral e aprovado o Regimento Interno do Processo Eleitoral para as eleições gerais de renovação do Mandato da Diretoria e do Conselho Fiscal. A Plenária irá acontecer no dia 09 de janeiro (sábado), às 9h, no Auditório do Sindicato dos Ferroviários, Rua Cândido Ribeiro,324, Centro.

APRUMA

A nova diretoria da APRUMA (Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão) tomou posse Na última terça-feira (05). O clima foi de emoção, companheirismo e certeza de luta. A professora Claudia Alves Durans, presidente da APRUMA em exercício passou a presidência ao professor José Policarpo Costa Neto.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário