22 de janeiro de 2010

Coluna Atividade Sindical 22 01 2010

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso


Festa para os aposentados
O domingo (24) será de festa para os aposentados. A Secretaria dos Aposentados do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação da Rede Pública Estadual – SINPROESEMMA promoverá uma manhã, a partir das 8h30, na sede social da entidade, na estrada de Ribamar. Estão convidados a participar do evento, todos os trabalhadores que se encaixam nesta categoria. Na oportunidade, será lançado o programa de hidroginástica que funcionará diariamente no local. O benefício será permanente. Para participar bastar procurar os responsáveis pela referida Secretaria. Participe.

Mobilização
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e outras entidades se reuniram com a Secretaria de Recursos Humanos (SRH) do Ministério do Planejamento, na qual defenderam a implantação de uma carreira específica para o setor.
Durante a reunião os servidores fizeram uma exposição de motivos aos gestores e técnicas em carreira da SRH. Durante a reunião, a Secretaria Executiva do MTE acordou com o Comando Nacional de Mobilização a realização de fóruns estaduais que irão levantar as principais deficiências enfrentadas pela instituição. A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do Maranhão em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA) irão convocar o fórum estadual que deverá acontecer até o dia 02 de fevereiro, pois o fórum nacional acontece nos dias 03 e 04 de fevereiro.

Espaço para centrais sindicais
Essa é uma boa notícia. As centrais sindicais podem ganhar o direito a horário gratuito no rádio e na TV, assim como já ocorre com os partidos políticos. A proposta é da deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), que apresentou Projeto de Lei com esse objetivo.
Para a parlamentar, a proposta democratizará o acesso aos meios de comunicação, acrescentando que assim como os partidos políticos, as centrais sindicais tratam de temas do interesse da população. Pela proposta, as centrais terão 10 minutos diários para apresentar programas de interesse dos trabalhadores.

Agenda
Continua a mobilização da Central Única dos Trabalhadores e das demais centrais pela aprovação dos eixos que marcaram a 6.ª Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília, no final de 2009. Na última quinta-feira (21), as entidades se reuniram na sede da CUT para discutir as estratégias de mobilização que irão adotar neste ano. Caso seja aprovada, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 231/95 reduzirá a jornada de 44 para 40 horas semanais e elevará em 75% o valor da hora extra. Segundo levantamento do Dieese, a medida seria capaz de criar cerca de dois milhões de novos postos de trabalho no Brasil

Adaptação
As empresas de transporte público intermunicipal TCM - Transportes Coletivos Maranhenses, Empresa Nobre, Taguatur – Taguatinga Transportes e Turismo, e Expresso Planalto foram condenadas pela Justiça a adaptar 20% de suas frotas às pessoas com deficiência. Todas as empresas possuem itinerários partindo ou saindo de São Luís. O governo estadual também foi condenado a fiscalizar o cumprimento da decisão. A medida é resultado de uma Ação Civil Pública ajuizada em 2001 pela Promotoria de Justiça dos Cidadãos Portadores de Deficiência e Idosos, hoje transformada em Promotoria de Justiça dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A sentença é de agosto de 2009, mas apenas o governo estadual já foi notificado da decisão.

Reforma
A direção do SINPROESEMMA agradece, aos seus associados e comunidade em geral, a compreensão pelos transtornos causados pela reforma que está sendo executada no prédio da sede administrativa. O prédio da Rua Henrique Leal, nº 128, na Praia Grande, está passando por reforma desde o fim de dezembro. A obra inclui pintura na parte interna e externa do prédio, troca de portas e instalação elétrica em algumas salas, posicionamento de divisórias de gesso, restituição das luminárias em forma de lampião na fachada do prédio, além de colocação de novo piso e mudança na decoração da sala de recepção da sede. A obra está prevista para ser concluída até o fim de janeiro, quando serão pintadas as divisórias de gesso.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário