15 de janeiro de 2010

coluna atividade sindical 15 01 2010

ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso



seletivo de professores
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Rede Pública de Ensino – SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, protocolou no início da semana, na sede do Ministério Público da Educação, na Cohama, documentos solicitando a anulação do seletivo de professores. Na oportunidade, Pinheiro foi orientado pelo promotor da Educação a fazer o mesmo processo de representação com documentos originais e vigentes na sede do Ministério Público do Trabalho e na Procuradoria Regional do Trabalho – numa forma de assegurar a veracidade e o andamento do processo em tempo recorde, haja vista o seletivo estar previsto para acontecer no final deste mês. A justificativa para a iniciativa do Sindicato deu-se por este discordar da quantidade de vagas ofertadas, da remuneração a ser paga, dos critérios para a prova e da inclusão de estudantes a partir da metade dos cursos de graduação.

Servidores Públicos de Alcântara
Os servidores públicos de Alcântara, em greve há mais de um mês, definiram as novas estratégias de ação durante a audiência pública, realizada no plenarinho da Assembléia Legislativa (AL). A audiência pública reuniu 200 pessoas, entre servidores municipais, lideranças sindicais e parlamentares. Entre as novas estratégias definidas pelos servidores em greve estão uma audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon, e o encaminhamento de um pedido à Câmara Municipal de Alcântara, solicitando que os vereadores se comprometam a votar na instalação de uma CPI. A CPI vai investigar os desmandos administrativos da atual e da anterior administração de Alcântara.

Pedra Fundamental
“Um projeto grandioso que possibilitará geração de emprego e renda para toda a região”. Foi desta forma que o presidente Lula descreveu a implantação da refinaria Premium da Petrobras no Município de Bacabeira. O lançamento da pedra fundamental, que aconteceu na manhã desta sexta-feira contou com a presença do presidente Lula, da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, do ministro das Minas e Energia, Édson Lobão, do presidente da Pretrobrás, Sérgio Gabrielli, do presidente do Senado, José Sarney, da governadora Roseana Sarney, do secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de prefeitos da região, secretários de Estado, deputados federais e estaduais.

Termo de Opção da Carreira da Previdência
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA) informa que o Termo de Opção para enquadramento na Carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho, já se encontra no site do Sindsep/MA (www.sindsep.org.br). Os filiados que ainda não assinaram poderão imprimir, preencher e entregar no setor de recursos humanos dos seus respectivos órgãos. O prazo expira em 60 dias a partir da publicação. Não perca essa oportunidade! Este prazo não será prorrogado.

Missionária morre em terremoto no Haiti
Foi com grande pesar que o povo brasileiro recebeu a notícia do falecimento da médica Zilda Arns Neumann, coordenadora internacional da Pastoral da Criança (Três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil), ocorrido no terremoto que abalou o Haiti nesta terça-feira (12). Com a morte de Zilda Arns, as crianças do Brasil e do mundo ficam de certa forma órfãs e os movimentos sociais perdem uma grande militante que se doava na busca de melhores condições de vida para o planeta.

Nota: envie a sua colaboração para a coluna Atividade Sindical. Nosso e-mail é: klindoso@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário