26 de abril de 2011

Dia Nacional das Domésticas: Ministério apresenta estudo sobre desigualdade

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, apresenta nesta quarta-feira (27), Dia Nacional das Trabalhadoras Domésticas, o relatório final do Grupo sobre Trabalho Doméstico.

O grupo realizou estudos sobre os impactos sócio-econômicos de uma proposta de ampliação dos direitos assegurados aos trabalhadores e trabalhadoras domésticas previstos na Constituição Federal. O estudo do GT traz subsídios para o debate sobre a necessidade de eliminar a desigualdade de direitos, vivida por mulheres trabalhadoras domésticas.

Dados da PNAD/IBGE 2008 apontam que o trabalho doméstico é a ocupação que agrega o maior numero de mulheres (15,8% do total da mão de obra feminina), cerca de sete milhões de mulheres, a maioria negras, sendo que 73,2% não possuíam vinculo formal de trabalho. Por não produzir valor agregado e realizar-se no âmbito doméstico, o trabalho das domésticas é marcado pela invisibilidade, pela subvalorização e por situações de precariedade e informalidade.

A apresentação será na quarta-feira, às 16h, na Esplanada dos Ministérios, Bloco A, subsolo.

Fonte: Assessoria do Ministério

Nenhum comentário:

Postar um comentário