15 de abril de 2011

TRT-MA cria Secretaria de Gestão Estratégica

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) criou a Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística (SEGEE), responsável por implementar, acompanhar e executar o planejamento estratégico do TRT, bem como o cumprimento das metas nacionais do Judiciário. A criação consta da Resolução Administrativa nº 73, de 07 deste mês, aprovada por unanimidade na sessão do Tribunal Pleno e disponível no site www.trt16.jus.br, no link publicações.

A Secretaria, que está diretamente subordinada à Presidência do Tribunal, conta com as seções Gestão de Projetos, de Indicadores e Estatística e de Processos e Qualidade. A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, explica que essas seções estão intrinsecamente relacionadas e são de fundamental importância na gestão estratégica da instituição, uma vez que contribuem para a melhoria dos processos judiciais e administrativos, promovem o alinhamento e a integração entre os diversos setores, implementam os projetos que devem estar alinhados com o mapa estratégico e acompanham o desenvolvimento das atividades e das melhorias que foram previstas.

A juíza auxiliar da Presidência, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, acrescenta que cada seção possui um conjunto de atribuições que são bastante peculiares, como o desenho dos fluxos dos processos e mapeamento de rotinas, a proteção dos objetivos do mapa estratégico com relação aos projetos, a coleta de dados para acompanhamento dos projetos e indicadores, projeções de situações futuras, dentre outras. Ela disse, ainda, que a recém criada Secretaria está estudando junto à Diretoria de Informática as melhores práticas para instalação do escritório de projetos do TRT-MA. Sugestões à Secretaria podem ser enviadas pelo e-mail planejamento@trt16.jus.br ou telefone (98) 2109-9389.

Competência – cabe também à nova Secretaria coordenar, em conjunto com a área de Gestão de Pessoas e Escola Judicial, programa de capacitação contínua de magistrados e servidores para a coordenação e operacionalização do planejamento estratégico e gestão de projetos; manter intercâmbio com outros tribunais em assuntos relacionados ao planejamento estratégico; assegurar o alinhamento de todas as unidades de apoio à estratégia em especial as áreas de orçamento, recursos humanos, tecnologia da informação e comunicação.

Compete ao setor também incentivar o reconhecimento institucional das melhores práticas e inovações organizacionais; promover a troca de experiência entre os tribunais, identificando e compartilhando as melhores práticas; auxiliar o TRT-MA no processo de modernização institucional; sugerir medidas de saneamento com base na análise da evolução dos indicadores estratégicos; entre outras competências.

Fonte:TRT

Nenhum comentário:

Postar um comentário