22 de agosto de 2011

Servidores da Jusiça realizam panelaço


Nesta segunda-feira, 22, décimo terceiro dia de greve dos servidores do TJMA, a categoria se reuniu em vigilia em frente ao Tribunal de Justiça, em São Luís, para realizar um "panelaço" em protesto contra o corte de ponto dos grevistas e para cobrar do presidente Jamil Gedeon imediata abertura de negociações com o Comando de Greve.

Logo cedo, a direção do Tribunal de Justiça postou em sua página na internet uma matéria na qual informa que o presidente Jamil Gedeon conversou com os servidores em greve na comarca de Porto Franco. Todavia, a matéria silencia com relação ao estudo realizado pelo Sindjus, que demonstra que a administração tem totais condições de pagar ainda este as perdas inflacionárias de 2010/2011 e reitera informações distorcidas, visando intimidar os trabalhadores e confundir a opinião pública.

Quase no mesmo instante, o Comando de Greve começou a receber ligações de todo estado denunciando mais uma atitude autoritária da atual administração do TJMA: os servidores não estavam conseguindo mais acessar o site do Sindjus, que teria sido bloqueado pela administração.

A categoria, contudo, não se intimidou. Logo cedo, dezenas de trabalhadores se concentraram em frente ao TJMA para participar do "panelaço", que contou com ainda com a participação de artistas populares e militantes de outros movimentos sociais, como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e Quilombolas.

Durante o protesto, os servidores receberam a visita de "Dona Noca", personagem criada por um artista popular, que foi prestar sua solidariedade ao movimento. Durante seu encontro com os servidores presentes no "panelaço", "Dona Noca" relembrou seus tempos de Tribunal de Justiça. "Na minha época, o servidor só tinha dois direitos: o direito de ficar calado e o direito de não dizer nada. Espero que agora com voces seja diferente", declarou.

"Dona Noca" revelou aos presentes que conheceu o presidente Jamil Gedeon desde criancinha. "Fui ama de leite dele. Nunca pensei que ele fosse se tornar um homem tão difícil. Tentei falar com ele e pedir que atenda os servidores. Mas não me deixaram entrar. Voltei da porta. Disseram que ele estava viajando. Ô, vida", lamentou.

Paralelo às atividades em frente ao TJMA, membros do Comando de Greve realizaram contato com diversos desembargadores, expondo as razões do movimento e pedindo apoio para a abertura imediata de negociações com o presidente Jamil Gedeon, de modo a garantir o atendimento das reivindicações dos servidores e uma solução justa e pacífica para a greve.

Nesta terça-feira, 23, os servidores voltarão a se concentrar em frente ao prédio do Tribunal de Justiça, para cobrar que o Comando de Greve seja recebido pelo Presidente Jamil Gedeon para chegarem a um acordo sobre a pauta de reivindicações do movimento, a devolução dos dias parados e o abono das faltas dos grevistas.
Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário