17 de novembro de 2011

Seminário discute plano de carreira dos trabalhadores

Com o tema “Construindo planos de carreira dos trabalhadores em educação”, foi realizado neste final de semana, o Seminário Educacional do Sinproesemma. O evento reuniu durante dois dias cerca de 80 trabalhadores em educação que fazem parte dos núcleos sindicais e delegacias regionais do sindicato, no auditório da sede da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Maranhão - Fetaema, no Araçagi, estrada da Raposa.

A reformulação do Estatuto do Magistério, da rede pública estadual de educação, com a implantação do novo Estatuto do Educador foi o tema da mesa redonda que deu início aos debates do seminário, na sexta-feira, 11. O novo Estatuto, cujo texto está em processo de revisão por equipe de técnicos do governo do Estado e diretores do sindicato, deverá trazer benefícios à carreira do educador.

No sábado, o evento teve mais dois momentos importantes de discussão, com mais duas mesas redondas enfatizando temas relacionados à carreira dos educadores, coordenadas pelo diretor de Asssuntos Educacionais do Sinproesemma, Odair José Neves. Pela manhã, as discussões foram em torno das “Diretrizes Nacionais da Carreira” e, à tarde, o evento encerrou com debates sobre “Plano de Carreira dos Trabalhadores em Educação”.

O seminário do Sinproesemma serviu para avaliar a situação atual dos profissionais de educação do Maranhão e para troca de experiências sobre a realidade dos municípios do estado. A preocupação central dos dirigentes é com a aplicação do piso salarial, implantação de planos de carreira dos profissionais, realização de concursos públicos para acabar com os contratos precários e com a melhoria da infraestrutura das escolas. Cerca de 50% dos municípios maranhenses não têm planos de carreira de trabalhadores em educação e grande parte dos que já aprovaram planos não cumpre integralmente as diretrizes estabelecidas.

Além dos planos de carreira, outra questão abordada pelos dirigentes foi quanto à deficiência no sistema educacional da rede estadual, principalmente com a falta de trabalhadores concursados. Segundo dados dos sindicalistas, há mais de 20 anos o governo do Estado não realiza concurso público para funcionários de escolas.

Fonte: Sinproesemma

Nenhum comentário:

Postar um comentário