1 de novembro de 2011

Sindsep comemora 21 anos de muitas lutas e conquistas



Hoje o Sindsep/MA comemora 21 anos de existência. Neste período, o "sindicato" se transformou em uma das entidades mais combativas e respeitadas do movimento sindical no Maranhão e no Brasil. Nessas duas décadas e um ano, o Sindsep/MA construiu uma história edificada na luta pelos direitos dos servidores públicos federais, na busca por melhores condições de trabalho e na percepção da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Ao longo desse período, muitos percalços fizeram parte da história da entidade, no entanto, o "sindicato" teve a sabedoria de enfrentar as intempéries desses momentos com a sabedoria peculiar de uma entidade que sempre buscou embasar as suas decisões em conceitos lógicos e racionais. O movimento sindical sempre foi ávido e constante, não cabendo dentro deste universo o comodismo com o cenário proposto pelas diversas conjunturas que se apresentaram durante estes anos.

Foi com esse sentimento de inquietação e de justiça, que o Sindsep/MA em várias ocasiões levou milhares de servidores federais às ruas para mostrar toda a sua indignação em relação às políticas adotadas pelos governos desde 1990. Como período de maior conturbação para a categoria e maior atividade política da entidade, pode-se citar o Governo Fernando Henrique Cardoso, o qual utilizou de manobras políticas para criar empecilhos para os servidores públicos federais, caracterizando-se como um governo que durante 8 anos utilizou a política de arrocho salarial para com os servidores.

Os servidores sempre combativos e dispostos em lutarem por seus direitos, tiveram nas Direções do Sindsep/MA, o sentimento de compromisso com a base, o que acabou se transformando no alicerce das campanhas que levaram ao conhecimento da sociedade a real situação do funcionalismo público em todo o Brasil. Mas, o período de arrocho, característico do Governo FHC, enfim, começou a fazer parte do passado com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, um metalúrgico e também sindicalista, que buscou abrir o diálogo com os servidores, possibilitou a oxigenação do serviço público federal, através da abertura de novos concursos públicos e buscou melhorias salariais para a categoria, que apesar de ter um sindicalista no governo, em vários momentos teve que utilizar do movimento grevista para alcançar suas reivindicações.

O Sindsep/MA comemora 21 anos de fundação, justamente em um ano especial para o país. Em 2011, a presidenta Dilma Roussef, primeira mulher eleita presidente do Brasil, está em seu primeiro ano de mandato e as discussões em relação ao serviço público federal, estão efervescente e os ganhos estão sendo perceptíveis para os servidores, que já puderam concretizar vários acordos com as entidades representativas dos servidores públicos federais.

"Trocando em miúdos", os grandes passos que foram dados nessas duas décadas e um ano, o Sindsep/MA construiu uma história sólida, de grandes conquistas e lutas, em prol da salvaguarda dos direitos dos servidores públicos federais. Além, de possibilitar a demais movimentos, o espaço físico necessários para a consolidação de suas políticas.

A esses movimentos sociais, podemos citar o Movimento pela Moradia, Movimentos dos Sem Terra e o movimento das rádios comunitárias, através da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço). Neste dia 1º de novembro de 2011, muitos são os parabéns a serem dados para a Sindsep/MA. Essas congratulações são reflexos das lutas desempenhadas pela entidade neste período. Hoje, o movimento sindical e a sociedade maranhense parabenizam o maior e mais combativo sindicato da base da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Maranhão.


Fonte: Sindsep

Nenhum comentário:

Postar um comentário