7 de novembro de 2013

Governo participa da instalação do Fórum de Gestores Federais no Maranhão

Com o objetivo de criar uma maior intersetorialidade entre os órgãos federais no Maranhão e possibilitar maior parceria com o governo estadual e gestores municipais, foi instituído, na noite desta quarta-feira (6), no auditório da Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF), o Fórum de Gestores Federais no Maranhão, coordenado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Fundação Palmares e Caixa Econômica Federal (CEF).
Na reunião preparatória para a formação do fórum, o vice-governador Washington Luiz, que representou o Governo do Maranhão, destacou a importância dessa ferramenta de diálogo entre as esferas institucionais. "A transversalidade é importante para construirmos um estado cada vez mais moderno e desenvolvido. Juntos, poderemos criar políticas públicas cada vez mais eficazes. O Governo do Estado se coloca à disposição do fórum para contribuir na construção de um Maranhão mais forte, pois, juntos podemos fazer muito mais".
Participaram da reunião representantes de 24 órgãos federais que atuam no Maranhão, entre os quais a Caixa Econômica Federal. O superintendente Hélio Duranti ressaltou o oportuno momento para a instalação desse espaço de diálogo institucional. "É muito importante trazermos para este espaço tantos gestores. Isso mostra nosso desejo de realizarmos um trabalho mais integrado. E, com certeza, iremos avançar na prestação dos serviços do Governo Federal no Maranhão", pontuou.
O coordenador nacional do Fórum de Gestores Federais, Ernandes Macário fez breve explicação do trabalho que será desenvolvido. "Hoje estamos aqui para instalar o fórum e, iniciarmos o planejamento de trabalho. Estaremos em Brasília, dia 29 deste mês, para, juntos com os demais estados, organizamos as diretrizes que nortearam o nosso trabalho. Nosso principal objetivo é potencializar as ações do Governo Federal nos estados e município, e, dessa forma, expandirmos o número de beneficiários de importantes programas, como o Bolsa Família", explicou.
A Gerente Macrorregional Nordeste da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Regina Ramos, lembrou que esse fórum é mais uma ferramenta de aproximação da SRI com os gestores municipais. "Desenvolvemos esse trabalho de aproximação com os prefeitos e, também, com os governadores. Porém, esse fórum nos dá condições de desempenharmos o nosso trabalho de uma forma mais completa. Porque, poderemos potencializar as ações e levar o Governo Federal de forma itinerante para localidades distantes dos eixos centrais", enfatizou.

Fórum
O Fórum de Gestores Federais é um dos objetivos do decreto de nº 6.005 de 2006, o documento instituiu o Sistema de Assessoramento para Assuntos Federativos (SASF) que tem por objetivo atender às necessidades de assessoramento informação da Presidência da República, dos Ministros de Estado e dos demais dirigentes de órgãos e entidades da administração pública federal, quanto às atividades desempenhadas que envolvam interesses dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, além de coordenar e promover o intercâmbio de informações entre o Governo Federal e os demais órgãos federativos.



Fonte: blog construindo um novo maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário