13 de novembro de 2013

Seduc abre inscrições para primeira série do ensino médio na rede estadual


Leuzinete Pereira explicou processo da Matricula 2014

SÃO LUÍS – A partir desta quarta-feira (13), estão abertas as inscrições para estudantes interessados em cursar a primeira série do ensino médio nas escolas da rede estadual de ensino. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), somente na capital maranhense, São Luís, 22 mil vagas estão sendo disponibilizadas.

O processo de inscrição é informatizado. As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de dezembro, na página eletrônica da Seduc da internet. "É muito simples o processo. A gente pensou, justamente, na simplificação para facilitar, para que todos possam fazê-lo indistintamente", explicou a secretária-adjunta de Ensino do Estado, Leuzinete Pereira, em entrevista ao Imirante.com nesta manhã – ouça a entrevista na íntegra.

Segundo estimativas do governo do Estado, pelo menos 16,9 mil alunos devem sair, neste ano, do nono ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Luís. Uma parceria entre a Seduc e diretorias de escolas municipais pretende incentivar os estudantes a fazer logo as inscrições, para não deixar para última hora e sobrecarregar o sistema. Quem não tiver acesso à internet em casa, pode procurar as escolas da rede estadual. "Nós temos nove pontos de apoio: no São Cristóvão; na Cidade Operária; no Maiobão; no Justino Gomes de Sousa, na Cohab; no Aidê Chaves, no Angelim; na escola Humberto de Campos, no bairro de Fátima; no Colégio Militar, na Vila Palmeira; o Liceu, no Centro; e o Estado Guanabara, lá em Ribamar; além do Felipe Conduru, lá no São Cristóvão. Então, são escolas estaduais que estão à disposição da sociedade para que os alunos possam ir lá e fazer suas inscrições", diz a secretária-adjunta.

Uma inovação neste ano é a realização do mesmo processo seletivo nas cidades de Imperatriz, Caxias e Timon, onde a demanda é maior que a oferta de vagas. "É preciso usar algum tipo de critério técnico para poder distribuir essas vagas", conclui Leuzinete Pereira.

Cronograma
No dia 11 de dezembro, estará disponível, pela internet, o cartão de confirmação de inscrição, que informará se o estudante precisará fazer o exame classificatório. A prova está prevista para ser aplicada no dia 15 de dezembro.

O resultado final do processo de inscrição vai ser divulgado no dia 9 de janeiro de 2014, para todos os inscritos, mesmo os que não fizerem o exame classificatório. A partir de então, os estudantes ou responsáveis poderão fazer as matrículas, pessoalmente, na escola.

Fonte: imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário