28 de novembro de 2013

Seduc promove Seminário de Socialização das Diretrizes Curriculares da Rede Estadual


Com a finalidade de orientar as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas, com foco na equidade de aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino, (Sae), promoveu, nesta quinta-feira (28), o Seminário de Socialização das Diretrizes Curriculares da Rede Estadual do Maranhão.

Durante o evento foi apresentada uma versão preliminar das diretrizes curriculares da educação básica, que além de orientar as escolas, visam garantir que os conteúdos básicos sejam ensinados a todos os alunos abrangendo os diversos contextos nos quais estão inseridos, assegurando-lhes a formação básica.

Presente ao evento, o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes agradeceu o esforço da equipe técnica da Seduc no trabalho realizado e destacou a importância das diretrizes.

"Agora teremos algo de concreto, que servira como um manual para orientar o trabalho da escola, do professor, do aluno, buscando assim avançar cada vez mais na melhoria do ensino no Estado", disse Fernandes. 

No seminário foram abordados os assuntos: Projeto de Cooperação Técnica MEC/Pnud/Seduc; Trajetória da elaboração das Diretrizes Curriculares; e Apresentação das Diretrizes Curriculares. Também foram passadas orientações para atividades em grupos, e socialização e síntese das atividades.

"Considero um trabalho importante e estratégico em prol da aprendizagem. Agradeço todo corpo técnico e destaco o apoio irrestrito do secretário Pedro Fernandes. Podemos dizer que a educação vive um momento ímpar, onde estamos conseguindo dialogar, debater e construir políticas com foco no ensino" observou a secretária adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira. 

Diretrizes
As Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica foram elaboradas com a participação dos professores da rede e apoio técnico do Projeto de Cooperação Técnica MEC/Pnud. O documento objetiva, ainda, a implantação de padrões básicos de ensino com orientações ao planejamento docente, ao tempo de trabalho e condições necessárias para a efetividade do processo de aprendizagem.

Visa, ainda, subsidiar a revisão curricular, a formação inicial e continuada dos professores, as discussões pedagógicas internas às escolas, a produção de materiais didáticos e a avaliação do Sistema de Educação.

Fonte: seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário