28 de maio de 2015

Em reunião para tratar pauta da Area Ambiental, SRT fala em negociações visando prazos plurianuais

Na reunião ocorrida na última quinta-feira, 21, para tratar a pauta dos servidores da Area Ambiental, a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento mencionou intenção de negociar visando prazos plurianuais. Este tem sido o formato adotado nos últimos acordos firmados e que pressupõe o atendimento em parcelas. O último acordo firmado em agosto de 2012 neste formato, com média de reajuste de 15,8% para a maioria dos servidores, foi dividido em três vezes (2013-2014-2015) e teve sua última parcela paga em janeiro deste ano. Muitos têm avaliado que este formato termina por impor perdas aos servidores uma vez que é feito a partir de previsões da inflação dos períodos. Estudos demonstraram que a inflação entre 2013 e 2015, por exemplo, ficou acima do previsto inicialmente pelo governo. 
Assim como em todas as reuniões com setores da base da Condsef, o secretário da SRT, Sérgio Mendonça, destacou que neste momento está recepcionando propostas, deve promover diálogos com outros setores do governo e que uma nova rodada de negociações deve acontecer em junho, ainda sem data específica. A intenção é que o fechamento das negociações se dê até o final de julho. Pelo governo participaram da reunião, além da SRT, representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Representando os trabalhadores participaram a Condsef e Ascema Nacional.
Dentro dessa dinâmica, foi apresentado um arcabouço das propostas de reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA, que foram aprovadas no Encontro Nacional dos Servidores do setor realizado este mês, em Brasília. É importante que a categoria permaneça atenta aos processos de negociação e acompanhe os desdobramentos das reuniões. Essa e outras informações de interesse dos setores da base da Condsef vão continuar sendo publicadas aqui em nossa página.

Fonte: condsef

Nenhum comentário:

Postar um comentário