23 de maio de 2015

Petistas manifestam apoio a candidatura de Nair Portela para reitoria da UFMA


Diversas personalidades do cenário político maranhense estiveram reunidas, neste sábado (23), durante um café da manhã, para manifestar apoio a candidatura da professora Nair Portela ao cargo de reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O evento, idealizado pelo vereador Honorato Fernandes (PT), contou a presença do atual reitor da UFMA, professor Natalino Salgado; do secretário de segurança do Estado, Jeferson Portela; do presidente Estadual do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro dos Santos; da presidente da CUT-MA, Adriana Oliveira; do secretário adjunto de Juventude do Estado, Paulo Romão; do membro da executiva municipal do PT, Joab Jeremias; do membro da Juventude do PT-MA, Bruno Cacau; da secretaria das Mulheres do PT-MA, Socorro Lago e da integrante do diretório estadual do PT, Jucelina Vale entre outros. O prefeito Edvaldo Holanda Jr e o vereador Francisco Carvalho também compareceram ao evento que foi realizado na residência da saudosa professora e militante Ieda Batista, mãe do vereador Honorato.

Na oportunidade, o presidente do PT-MA, Raimundo Monteiro, destacou que a professora Nair Portela significa a continuidade de um modelo educacional que tem mudado a vida dos brasileiros e que hoje vem sendo executado, no estado do Maranhão, pelo atual reitor da UFMA, o professor Natalino Salgado. “Acho mais do que justa e certa a eleição da professora Nair, pois ela representa a garantia da evolução de um projeto nacional tão importante e necessário para o povo do Maranhão”.

 

O atual reitor da UFMA, professor Natalino Salgado afirmou que a comunidade acadêmica, bem como os funcionários da instituição precisam estar atentos a importância desse processo eleitoral que decidirá o futuro da UFMA. Pontuou ainda os avanços da universidade durante os 8 anos em que ele esteve a frente da reitoria, além da competência e da trajetória profissional de relevância da professora Nair Portela.

“ Hoje a UFMA é uma universidade referência para o país, uma universidade que promoveu inclusão social, que produz ciência, conhecimento e abriu as portas para as comunidades. A escolha da professora Nair e do professor Fernando se deu em função da trajetória de ambos, pois os dois tem currículo e vivência universitária. Portanto, este é o caminho mais seguro para que a universidade continue nesta trajetória vitoriosa”, destacou o reitor.

Entusiasta da campanha, o vereador Honorato Fernandes ratificou o apoio a candidatura da professora, afirmando que a intenção dele ao promover o café da manhã foi de fortalecer a caminhada de uma profissional que tem uma história de luta pela educação e que com certeza continuará dando seguimento a esta luta, caso seja escolhida para a reitoria da UFMA.

“Reconheço o trabalho de parceria do reitor Natalino Salgado com o governo federal, que só trouxe avanços para a Universidade Federal do Maranhão.  A professora Nair Portela, bem como o professor Fernando Carvalho trabalharam ao lado do professor Natalino para a efetivação desse processo de avanço na UFMA. A professora Nair, ou como chamo, tia Nair, sempre fez parte da minha vida e sei do compromisso dela na busca da melhoria da qualidade do ensino no nosso Estado”, enfatizou o vereador Honorato Fernandes.

Presente ao café da manhã, o secretário de segurança do estado, Jeferson Portela, frisou a histórica relação da professora Nair Portela com a UFMA, ressaltando as atividades exercidas pela mesma que ultrapassam as fronteiras da sala de aula. Afirmou ainda acreditar na manutenção das mudanças institucionais já promovidas pelo reitor Natalino Salgado.

“A professora Nair tem um relacionamento com a UFMA de décadas, que não se limitou ao exercício das atividades de sala de aula, tendo um envolvimento profundo com o mundo acadêmico, através da pesquisa e extensão. Este envolvimento não é meta de campanha, mas prática de vida e postura profissional. Portanto, a iniciativa da Nair não é um lançamento de candidatura para querer dirigir a UFMA. É a Nair que já vivia a UFMA e que agora dá mais um passo dentro da universidade com esta candidatura. A professora receberá uma universidade que foi muito ampliada e acredito que ela vai manter a linha de ampliação das mudanças institucionais já empreendidas pelo reitor Natalino Salgado.”

Durante seu pronunciamento, a candidata destacou a relevância do papel do reitor, as mudanças pelas quais a universidade passou nesses últimos anos e a necessidade de trabalhar em prol da continuidade deste crescimento. Agradeceu ainda os gestos de apoio que vem recebendo nesse período de campanha. Num momento de emoção a candidata Nair relembrou a professora Ieda Batista e se emocionou ao falar da felicidade de estar ali sendo homenageada por Honorato Fernandes e seus irmãos. “ É maravilhoso estar aqui nesta casa de muitas histórias recebendo este carinho dos filhos da minha grande amiga e o apoio de pessoas tão especiais. Eu acredito em uma candidatura vitoriosa, porque a sociedade já compreendeu a importância do papel do reitor nesse processo de mudança revolucionária pela qual a universidade federal vem passando. E acredito em todos os gestos de apoio que chegam até mim de forma espontânea, me dando forças para crer que eu, juntamente com o professor Fernando Carvalho vamos seguir com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo reitor Natalino Salgado.”

A eleição para a escolha do novo dirigente da UFMA acontecerá no 27 de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário