22 de novembro de 2010

Contag lança Marcha das Margaridas nesta quarta-feira

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) fará, nesta quarta-feira (24), o lançamento nacional da Marcha das Margaridas 2011. O ato encerra a programação do Seminário Nacional Marcha das Margaridas, que acontece de 22 a 24 de novembro, em Brasília.

O seminário vai reunir 160 lideranças femininas de diferentes estados para debater os temas que vão compor a plataforma política da Marcha.

Considerada uma das principais mobilizações do sindicalismo rural brasileiro e do movimento das mulheres, a Marcha será realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2011, na Esplanada dos Ministérios. Com o lema "2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade", a Contag espera reunir 100 mil mulheres trabalhadoras rurais das diferentes regiões brasileiras em Brasília. "Vamos propor e negociar políticas públicas específicas para aquelas que vivem no campo e na floresta", afirma Carmen Foro, secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag.

Além de traçar estratégias políticas e organizativas da Marcha das Margaridas 2011, as lideranças participam, durante o seminário, de um amplo debate sobre conjuntura, políticas públicas, saúde da população do campo e da floresta e temas afins, como aborto, violência e direitos sexuais e reprodutivos. As participantes também vão compartilhar experiências nas oficinas sobre participação democrática, organização produtiva e estratégias de comercialização; reforma agrária e acesso das mulheres à terra, e questões trabalhistas para as assalariadas rurais.

A Marcha das Margaridas foi lançada em 2000 e desde então vêm sendo realizadas a cada três anos, sempre em agosto. Esse é o mês que foi assassinada há 26 anos a líder sindical Margarida Alves. Na sua última edição, em 2007, a mobilização reuniu em Brasília cerca de 50 mil trabalhadoras rurais de todo o Brasil. A pauta de reivindicação girou em torno de temas como combate à violência, soberania e segurança alimentar e nutricional, terra, água e agroecologia, trabalho, renda e economia solidária, entre outros.

A mobilização é organizada pela Contag, com o apoio das centrais sindicais (CUT e CTB), e outros parceiros como o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MTR-NE), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Movimento de Mulheres da Amazônia (MMA), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe (Redelac) e Coordenação das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Cooprofam).

Fonte: pt.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário