19 de novembro de 2010

REVISTA ABORDA POLITICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES


A diretoria da APRUMA está convidando para o lançamento da Revista Universidade e Sociedade nº 46, publicação do ANDES-Sindicato Nacional, que tem como temática Acesso, Permanência e Democratização na Universidade Pública – a política de cotas na Universidade, no dia 23/11/10, às 18:00, no auditório Ribamar Carvalho- Área de Vivencia, Campus do Bacanga-UFMA.

A Revista traz 12 textos de autores de várias Universidades. Três textos de autores maranhenses serão apresentados na oportunidade: Teoria Marxista e Ideologia da Negritude de Hertz Dias (Prof. de História, Mestre em Educação/UFMA e militante do Quilombo Urbano e CSP/Conlutas); Ações Afirmativas em Perspectiva Marxista de Rosenverck Santos (Prof. da UFMA, Mestre em Educação/UFMA e militante do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe) e As Políticas Educacionais e a Questão do Negro: uma análise do problema racial brasileiro de Claudicéa Durans (Professora do IFMA, Mestra em Educação e militante do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe).

A atividade faz parte da programação da 5ª Marcha da Periferia, que acontece de 16 a 21 de novembro/2010, em comemoração ao dia Nacional da Consciência Negra em homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares – Zumbi, morto 20 de Novembro. A marcha, cujo tema deste ano é Reforma Urbana Já, é convocada pelo Quilombo Urbano e apoiada por entidades como a CSP/Conlutas, Sindicato dos Bancários, ANEL, SINTRAJUFE, vários CA’S, DCE-UEMA, entre outras. Este ano também lembrará o Centenário da Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro, pelos marinheiros negros e liderada por João Cândido

Nenhum comentário:

Postar um comentário