25 de novembro de 2010

Empresas maranhenses participarão da instalação da Suzano

Empresas maranhenses terão prioridade no fornecimento de produtos e serviços demandados pelo Grupo Suzano Papel e Celulose, que está implantando uma unidade em Imperatriz, na Região Tocantina.

O assunto foi o tema central do Encontro de Negócios com Empresários do Maranhão, realizado nesta quinta-feira (25), no Pestana Hotel em São Luís. Na oportunidade foram apresentados os negócios que já estão sendo gerados na Região Tocantina com a instalação do empreendimento.

O encontro é uma promoção da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Sinc), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e do Grupo Suzano.

"A Suzano vai gerar um impacto muito grande para a economia daquela região", declarou o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macêdo. "Aqui estão muitas empresas aptas a fornecer serviço, mão-de-obra, produto para esse grande projeto de integração do nosso estado, principalmente com a região Tocantina", destacou.

Maurício Macêdo informou que o encontro reúne todos os segmentos empresariais que participam do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, principalmente da área da construção civil e de engenharia de projetos. "É a oportunidade de conhecer o projeto da Suzano e as suas demandas. As necessidades são as mais diversas, o importante é orientar o empresário para que participe desse momento".

O presidente da Fiema, Edilson Baldez, destacou a importância de inserir o empresariado local nos projetos da Suzano. Ele definiu o encontro como uma rodada de negociações coletiva. “Juntos, Fiema e Governo do Estado, são indutores desse processo”, afirmou.

Edilson Baldez explicou que boa parte dos empresários encontra-se preparado para atender a demanda. “Os demais serão orientados, qualificados e vão receber certificação de qualidade para poder participar desse momento", revelou.

A previsão é que as obras de construção da fábrica tenham início no primeiro semestre de 2011 e as atividades devem começar em 2013, com capacidade para produzir 1,3 milhão de toneladas/ano de celulose. Na fase de construção. A produção de celulose da Suzano será exportada, por meio de navio a um terminal privado que o grupo pretende construir em São Luís, possivelmente próximo ao Porto do Itaqui.



Licenças para as obras

O Grupo Suzano recebeu a licença de instalação para a atividade de produção de celulose e papel, e ainda, autorização (outorga) para uso de água superficial do Rio Cinzeiro, situado no município de Imperatriz, para fins industriais.

Com a questão de licenciamento ambiental bem encaminhada, a Suzano segue o projeto de instalação do empreendimento em Imperatriz de acordo com o cronograma estabelecido.



Empregos

De acordo com os números apresentados pelo diretor de Expansão da Suzano no Maranhão e Piauí, Luís Baroni, a instalação do empreendimento vai gerar sete mil empregos diretos durante o pico máximo das obras, mantendo-se uma média de 3.500 empregos diretos e 15 mil empregos indiretos nas demais etapas.



Empresas locais

"A Suzano, hoje, precisa do apoio do grande, do médio e do pequeno empresário maranhense em serviços diversos que vão desde hotelaria, alimentação, transporte, borracharia até manutenção", explicou o diretor.

Com relação às parcerias com o empresariado local, a expectativa da Suzano, segundo Luís Baroni, são as melhores possíveis. “A nossa expectativa é grande e para fazer um empreendimento desse porte precisamos do empreendedor local”, afirmou ele, acrescentando que “o empresariado tem que estar preparado tecnicamente e ser competitivo na parte comercial".

Empresário da área da construção civil em Imperatriz, Osório Guterres considerou o Encontro de Negócios importante para orientar os empresários de como participar desse momento. "Conhecemos as oportunidades que vão ser abertas para os empreendedores locais”, afirmou.



Investimentos

Líder no mercado de papel cartão na América Latina, o Grupo Suzano está entre os 10 maiores produtores de celulose do mercado. É a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo.

Em 2008 foi registrado um volume recorde de 2,7 milhões de toneladas de produção de papel e celulose e 2,5 milhões de toneladas de vendas de papel e celulose de mercado, 29% acima do ano anterior.

O projeto da Suzano, orçado em R$ 4 bilhões, integra um conjunto de investimentos estimados em R$ 100 bilhões para os próximos cinco anos no Maranhão, o que inclui a Refinaria Premium I, em Bacabeira; a construção da Hidrelétrica de Estreito; as usinas termoelétricas da MPX em São Luís e em Santo Antonio dos Lopes; a exploração de gás natural em Capinzal do Norte; a ampliação e modernização do Porto do Itaqui, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário