10 de novembro de 2010

Secretaria de Igualdade Racial mapeia terreiros de São Luís

Em continuidade ao Mapeamento de Terreiros, iniciado na área Itaqui-Bacanga, em São Luis, a Secretaria de Estado Extraordinária da Igualdade Racial (Seir) concluiu a segunda etapa do projeto das comunidades tradicionais de terreiros, desta vez, na área Centro/Liberdade.

O objetivo do projeto é valorizar e fortalecer as manifestações religiosas de matriz africana e garantir uma dimensão exata da localização dos terreiros, sua caracterização socioeconômica, organizacional e condição estrutural. A pesquisa vem sendo realizada desde julho e já envolveu aproximadamente 18 terreiros.

Para a secretária de Estado de Igualdade Racial, Claudett Ribeiro, o mapeamento foi mais um passo significativo da Seir em relação aos povos de terreiros. “Até então não havia um retrato atualizado que mostrasse o perfil socioeconômico e cultural dos terreiros”, explicou.

Representantes de diversos terreiros envolvidos na pesquisa participaram, na segunda-feira (8), na Sala de Projeção do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, da analise dos dados levantados. O objetivo foi divulgar os resultados da pesquisa.

Está em andamento a etapa do projeto de mapeamento de Terreiros da Área da Cidade Operária, com previsão de conclusão este mês.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário