19 de outubro de 2015

Sessão Solene em homenagem aos 25 anos do Sindsep/MA

O Sindicato dos Servidores Federais do Maranhão (SINDSEP/MA) completará, no dia  01 de Novembro, 25 anos de Fundação. Em comemoração a esta data, a Câmara Municipal de São Luís, por solicitação do vereador Honorato Fernandes (PT),  realizará, nesta segunda-feira (19), Sessão Solene em homenagem ao Sindicato. A solenidade, terá início ao meio dia e irá celebrar a trajetória de luta do SINDSEP-MA por uma sociedade mais justa e igualitária.

Trajetória esta que, do ponto de vista legal,  iniciou em 1990, no entanto, considerando todo o processo mobilização dos servidores públicos que possibilitou a construção legal do sindicato, o histórico de luta carrega consigo alguns anos a mais.

O ponto de partida se deu em meio a mobilização da assembleia constituinte, quando os servidores públicos buscavam o direito de sindicalização e ao mesmo tempo lutavam pela garantia das condições básicas para o exercício da atividade profissional.

No Maranhão, de modo ainda informal, as articulações deram origem ao projeto embrionário do Sindicato dos Servidores Federais do Maranhão, o qual funcionava como uma espécie de Coordenação das Associações de Servidores Públicos Federais. 

Neste contexto de busca por um órgão de representatividade legal, em 1989 presidentes de várias associações de servidores públicos organizaram a I Semana dos Servidores Públicos do Maranhão e, posteriormente, o I Congresso Nacional de Servidores Públicos Federais. Deste último, deliberou-se a criação de uma Intersindical dos Servidores Públicos.

Em 1990, a articulação para a criação do SINDSEP no Maranhão prosseguia ao mesmo tempo que se deliberava a criação da CONDSEF e do Sintsprev. Ainda neste ano, um Seminário foi realizado para debater a incorporação dos servidores da SUCAM e FSESP no Sintsprev ou no Sindicato Geral, o SINDSEP, o qual tinha previsão de criação até o final do ano. O saldo do seminário foi a incorporação destes servidores ao Sindicato Geral. 
Nascendo, portanto, em 1 de Novembro de 1990 o Sindsep/MA.  


"O Sindsep tem uma gloriosa trajetória de luta na defesa dos direitos dos trabalhadores. Esta homenagem é uma forma de demonstrar  toda a minha admiração por estes bravos companheiros", disse Honorato Fernandes  

Nenhum comentário:

Postar um comentário