14 de outubro de 2015

Sindsep/MA participa do 12º CONCUT

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) deu início no dia de ontem, 13, ao 12º Congresso Nacional da CUT, que tem como tema para esta edição “Educação, Trabalho e Democracia”.
Ratificando a importância do evento para a categoria trabalhadora e em defesa da democracia, fizeram-se presentes na solenidade de abertura os ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Uruguai, José Pepe Mujica.

O Sindsep/MA está participando com uma delegação experiente nas discussões sindicais, somando-se aos demais delegados do Maranhão, que terão a oportunidade de discutir os caminhos que a Central irá seguir nesses tempos de tentativa constante de “golpe branco”.

Estão representando o Sindsep/MA no 12º CONCUT os diretores Raimundo Nonato Soares Lima (Vice-Presidente); Valter Cézar Dias Figueiredo (Secretaria Geral); Raimundo Pereira de Souza e Manoel Cecílio Monteiro Filho (Secretaria de Administração, Patrimônio e Finanças); Solange de Lourdes Pinheiro Rodrigues (Secretaria de Assuntos Jurídicos e Institucionais); e João Carlos Lima Martins (Secretaria de Formação Sindical).

Paridade de gênero dentro da nova Direção da CUT

Uma das grandes novidades para o 12º CONCUT diz respeito à paridade de gênero. Aprovada no 11º Concut, a medida faz da CUT a primeira central sindical do mundo a adotar tal prática. Dessa forma, dos 44 dirigentes da entidade, haverá uma divisão de 22 homens e 22 mulheres.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o número de mulheres no mercado de trabalho mundial aumentou em 200 milhões na última década. Apesar dos avanços no mercado de trabalho brasileiro, há muito que ser feito. É o caso da presença feminina em espaços de poder, que continuam sendo majoritariamente masculinos. A CUT, com a adoção da paridade, avança no debate de gênero na sociedade.

Modelo de participação busca ampliar a participação dos trabalhadores nos debates

Outra novidade é o novo modelo de organização, que visa ampliar a participação dos trabalhadores nos debates. Durante os Congressos estaduais da Central, assembleias de base tiveram um caráter formativo, discutindo o papel do Congresso e da CUT, e também indicando os delegados que participariam do encontro nacional, além dos novos presidentes.

O Congresso em números

Quinta maior central sindical do mundo, a CUT impressiona também quando se analisa os dados de seu Congresso. Ao todo, mais de 2.435 delegados (1.410 homens e 1.015 mulheres) do campo e da cidade participarão do encontro, além de 219 dirigentes de sindicatos de 71 países.

Eleição da nova Direção da CUT

Com o final do 12º CONCUT, marcado para o dia 17 de outubro, ocorrerá a reeleição de Vagner Freitas, já que o atual presidente encabeça uma chapa única e consensual, e também será estabelecida a linha política que a Central vai seguir nos próximos quatro anos.

 

fonte: sindsep/Ma

Nenhum comentário:

Postar um comentário