2 de maio de 2011

Condsef defende fortalecimento dos trabalhadores da Conab em torno de sindicatos gerais

Com 20 anos de história defendendo a organização, mobilização e luta dos servidores federais e serviços públicos, a Condsef sabe da importância da unidade dos trabalhadores em torno de suas causas. Filiada à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e à ISP (Internacional dos Serviços Público), a Condsef é formada por sindicatos gerais que aglutinam trabalhadores do setor público em todo Brasil. A entidade engloba em sua base 80% do total de trabalhadores do Executivo Federal e é reconhecida como a maior em representativa do setor público na América Latina sempre se pautando na liberdade sindical e defesa da livre organização da classe trabalhadora. Por sua experiência, a Condsef sabe que quanto mais unidos estão os trabalhadores em torno de suas reivindicações, maiores são suas conquistas. A Condsef também sabe das armadilhas que atrapalham o caminho dessa unidade e é por isso, que esta semana, faz um alerta aos trabalhadores da Conab. Nesta quinta, 28, será realizada uma assembléia, em Brasília, para a criação de um novo sindicato dos trabalhadores de abastecimento, Sintabas. A tentativa de criar esse novo sindicato coincide com a proximidade da apresentação e luta por um acordo coletivo que contemple as reivindicações dos trabalhadores da Conab.


Divisão dos trabalhadores interessa mais ao governo e aos patrões – Os setores que querem criar um novo sindicato às vésperas da consolidação e apresentação desta proposta coletiva estão sendo considerados pela Confederação como mal intencionados. Isto porque esta tentativa de inaugurar um novo sindicato divide os trabalhadores e interessa mais ao governo e aos patrões que à própria categoria. Para a Condsef parece contraditória a criação de um novo sindicato no momento em que é importante unir todos os trabalhadores da Conab em torno de uma proposta forte de dissídio coletivo.

Muitos se enganam quando pensam que os sindicatos gerais e a Condsef não podem apresentar oficialmente esta proposta ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Não só podem como farão da melhor forma. Para isso um calendário foi aprovado e contará com a participação maciça dos trabalhadores em assembléias nas bases da Conab em todo o Brasil. CONFIRA AQUI informativo da Condsef que traz calendário de consolidação e apresentação do dissídio coletivo dos trabalhadores da Conab. “Surpreende que em pleno ano em que está programada a negociação de um novo acordo coletivo se tente criar um sindicato”, avalia Sérgio Ronaldo da Silva, diretor da Condsef. “A Condsef acredita que mais que uma tentativa de auxiliar os trabalhadores esta é uma estratégia para dividir e distrair a categoria para o que realmente importa: a luta unificada em torno de um acordo que atenda aos interesses da ampla maioria dos trabalhadores”, acrescenta.

Desde o princípio dos sindicatos gerais, os trabalhadores da Conab participaram da história de organização dos servidores públicos. Ao longo de todos esses anos, muitas foram as conquistas asseguradas pela união dos trabalhadores. Acordos coletivos que garantiram e resgataram direitos, vitórias judiciais e, mais recentemente, o retorno de muitos trabalhadores demitidos injustamente durante o governo Collor. A Condsef e seus sindicatos gerais foram dos poucos a encampar e defender o retorno dos anistiados ao serviço público quando a maioria duvidava que um dia esta conquista seria possível. E esta luta vai continuar até que todos tenham seu direito reconhecido e seja restabelecida a justiça para aqueles que foram afastados de seu trabalho sem nenhuma justificativa plausível.

A Condsef e os sindicatos gerais cresceram e amadureceram junto com os trabalhadores. Todos que fazem parte dessa história têm orgulho de se sustentarem exclusivamente da contribuição voluntária de seus filiados. E é com esta contribuição que constroem e organização a luta dos setores de sua base desde sua criação. Por isso, Condsef e suas filiadas, apoiadas pela CUT, também são contra a cobrança de imposto compulsório, proposta que vem sendo combatida junto ao MTE. Mesmo ministério em que está programada, para 30 de junho, a apresentação de proposta de Acordo Coletivo dos trabalhadores da Conab.

Diante de todas essas informações a Condsef convida os trabalhadores da Conab à reflexão. A história de luta da classe trabalhadora mostra que é pela ampla unidade que se alcançam as maiores conquistas. “Reforçamos nossa crença e respeitamos a inquestionável liberdade dos trabalhadores de se organizar e decidir o que é melhor para sua luta”, destaca Josemilton Costa, secretário-geral da Condsef. “Acreditamos que os trabalhadores da Conab saberão ficar ao lado de quem sempre lutou e continuará lutando por melhores condições de trabalho, resgate e manutenção de seus direitos”, completa.

Fonte: Condsef

Nenhum comentário:

Postar um comentário