9 de maio de 2011

Projeto de lei dobra prazos para reclamação de consumidores

BRASÍLIA - A Câmara analisa o Projeto de Lei do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que aumenta de 30 para 60 dias o prazo para que o consumidor faça reclamações ao fornecedor sobre problemas aparentes ou de fácil constatação em serviços e produtos não duráveis, como roupas e calçados. Já no caso de serviços e produtos duráveis, como automóveis e imóveis, a proposta prevê que esse prazo aumentará dos atuais 90 dias para 180.

O projeto altera o Código de Defesa do Consumidor que determina que esse prazo seja contado a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. A proposta mantém essa determinação.

A novidade introduzida pelo projeto é o reinício da contagem do prazo tão logo a reclamação seja atendida pelo fornecedor. Esse reinício da contagem será determinado pela data da nota fiscal referente ao atendimento da garantia.

A proposta também amplia o conceito de fornecedor, responsabilizando-o igualmente por produtos novos ou usados. "A legislação atual não faz essa diferenciação ao definir o fornecedor, e deveria ser mais clara", diz Sandes Júnior.

Fonte: imirante

Nenhum comentário:

Postar um comentário