4 de julho de 2011

Alteração no código penal entra em vigor hoje(4)

A lei n° 12.403/11, que altera o Código de Processo Penal, entra em vigor nesta segunda-feira (4). O texto foi aprovado na Câmara dos Deputados em abril deste ano e sancionado pela presidente Dilma Rousseff no dia 5 de maio.

A prisão preventiva somente poderá ser aplicada aos crimes de maior potencial ofensivo, punidos com pena privativa de liberdade superior a quatro anos. Entre os exemplos estão formação de quadrilha, manutenção em cárcere privado, furto comum e contrabando. Até então, ela não podia ser decretada contra aqueles que cometeram crimes com pena de até dois anos.

Em entrevista ao Bom Dia ES, o juiz da 6º Vara Criminal de Vitória, Wilian Silva, disse que a mudança na lei não foi para ser aplicada a presos condenados, mas sim aos presos provisórios. "A lei vai solucionar o problema de superlotação carcerária, vai impedir que o sujeito fique preso antes dele ser julgado", explicou o juiz.

O valor da fiança aumenta de 1 a 100 salários mínimos para 1 a 200 salários mínimos nas infrações penais, cujo limite máximo da pena privativa de liberdade fixada seja igual ou superior a oito anos. Nas demais infrações penais, o valor fixado continua o mesmo.

Wilian Silva disse ainda que, no primeiro momento, as mudanças no código penal vão gerar uma sensação de impunidade e será necessário um período de adaptação.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário