13 de julho de 2011

Apruma publica nota contra preconceito

NOTA PÚBLICA DA APRUMA

A Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão – APRUMA, Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior - ANDES-SN que luta por uma sociedade igualitária e plenamente democrática, tem como princípio, também, a luta contra qualquer tipo de opressão, desigualdade e discriminação que envolva classe, etnia, cultura, raça, religião, gênero, orientação sexual, idade, nacionalidade, origem regional, necessidades especiais ou patologias.

Foram fartamente veiculadas nos meios de comunicação as denúncias feitas pelos alunos da disciplina Cálculo Vetorial do curso de Engenharia Química, de que, ao longo do primeiro semestre de 2011, o professor José Cloves Verde Saraiva se dirigiu ao aluno Nuhu Ayuba de modo preconceituoso, discriminador e racista.

Diante desses fatos, a Assembleia Geral da APRUMA, realizada em 07 de julho de 2011, vem a público afirmar que repudia toda forma de preconceito, discriminação e racismo. Portanto, manifesta-se pela necessidade de rigorosa apuração das denúncias feitas e, sendo as mesmas comprovadas, que se cumpra a legislação vigente.

Por outro lado, a Assembleia Geral reconhece a necessidade de debates sobre a diversidade humana e, neste sentido, contribuirá para a elevação da consciência social na Universidade Federal do Maranhão. Ao mesmo tempo, defende a promoção de ações sistemáticas que assegurem pesquisas sobre a questão que possam contribuir para a formação dos professores e para a construção de currículos que contemplem a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário