11 de setembro de 2009

ATIVIDADE SINDICAL 11 09 2009



ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso


Sinproesemma na luta pelo Piso
O Sinproesemma está mobilizando os educadores das redes públicas estadual e municipais para participação do Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial Nacional na próxima quarta-feira (dia 16). Em nível nacional, o protesto é coordenado pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e tem como objetivo cobrar o cumprimento da Lei 11.738/08, pois muitos prefeitos e governadores relutam em aplicar a legislação ou tentam barrá-la no Supremo Tribunal Federal. Em Brasília, a manifestação será em frente ao STF.
No Maranhão haverá paralisação das atividades escolares e manifestações públicas em vários municípios. Em São Luís, o Sinproesemma concentrará os educadores em frente à Biblioteca Pública Benedito Leite (praça Deodoro) e sairá em passeata até o Palácio dos Leões. O protesto foi incorporado ao calendário da Campanha Salarial 2009 dos educadores maranhenses.

Polícia
Continua a greve na Polícia Civil. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) ainda não respondeu a proposta enviada na semana passada pelos agentes e delegados de polícia civil do Maranhão sobre o reajuste salarial. A categoria gora pede um aumento de 30% mesmo fora do subsídio, mas exigiu que a secretaria se comprometesse a incorporar o aumento no subsídio até janeiro do ano que vem. Caso a proposta não seja aceita, os agentes penitenciários, investigadores de polícia e escrivães continuarão em greve por tempo indeterminado. Os delegados de polícia deram início ontem (10) a uma nova paralisação de advertência, dessa vez de 48 horas.

Julgamento
Na próxima terça-feira, 15, a sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça julgará, em caráter definitivo, três representações do SINDJUS. A primeira sobre a questão do pagamento de adicionais de insalubridade aos servidores do TJMA. A segunda sobre o fim da exigência de nível fundamental para cargos efetivos nos tribunais brasileiros (auxiliares judiciários), restringindo-se essa exigência apenas a portadores de diploma de níveis de escolaridade médio e superior. A terceira, e última, trata da exigência de exames anti-drogas para servidores efetivos e comissionados. O pedido de providências sobre a situação dos auxiliares judiciários foi retirado de pauta pelo relator e aguarda nova data para seu julgamento. A sessão poderá ser assistida ao vivo, a partir das 09 horas, através do site www.cnj.jus.br.

Caema
O Sindicato dos Urbanitários realizou nos dias 09 e 10 Assembléias por locais de trabalho com os servidores da Caema. Hoje(11) acontece a partir das 8 horas a Assembléia Geral na sede da Companhia. Na pauta a implantação do Plano de Cargos e Salários.

Médicos
O pior aconteceu. Após paralisações de advertências os médicos paralisam agora suas atividades sem previsão de retorno. De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), Abdon Murad, se as operadoras de plano de saúde não tomarem nenhuma iniciativa para negociar com a categoria as medidas por parte da classe médica podem ficar ainda mais enérgicas. “Se não chegarmos a um acordo podemos entrar com o processo de descredenciamento”, explicou Abdon Murad. Com a paralisação dos médicos casos de urgência e emergência serão atendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário