22 de setembro de 2009

Greve em Bom Jesus das Selvas continua






O Sindicato dos Servidores Públicos não aceita as justificativas do prefeito, Luis Sabry Azar, de que não tem dinheiro para efetuar o reajuste dos servidores. Lamenta que até o momento o prefeito tenha mais se preocupado em não querer negociar e tenta justificar uma queda nos recursos que segundo os grevistas, não existe. Os servidores estão firmes na greve e não retornarão aos trabalhos se as reivindicações não forem atendidas.
Denunciam que os partidários do prefeito estão usando de violência para intimidar os grevistas. O movimento de agressão foi iniciado pelo próprio prefeito que tentou atingir o professor Jean Carlos com um tapa no rosto enquanto os servidores estavam no pátio da prefeitura. No dia seguinte o mesmo professor foi atingido com uma paulada no braço por um partidário do prefeito, conhecido pelo nome de Neto Guedes. O professor Jean registrou o boletim de ocorrência na delegacia do município onde foi instaurado o TCO. Os servidores condenam os atos de violência e se colocam a disposição para negociar a proposta de melhoria salarial. O que não aceitam é a justificativa de que não há recursos.
Segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional o município de Bom Jesus das Selvas no comparativo de janeiro a agosto de 2009 o município recebeu 29,82% a mais de recursos do fundeb em relação ao mesmo período de 2008. A previsão do montante de 2009 de acordo com o cálculo do valor custo aluno anual e de R$ 11.753.825,80, que representa um aumento de 32% no comparativo de 2008. O município saltou de R$ 8.906.922,74 para o valor acima descrito.
O sindicato afirma que são mentirosas as declarações do prefeito de que houve uma queda de 20% no FPM. Aceitam que houve queda, mas foi apenas de 7,78%. Mas, na soma dos recursos das transferências constitucionais o município teve um aumento na receita de 12%. Como a maior parte dos ganhos da receita foi do Fundeb e 70% dos Servidores do município são da área da educação, o sindicato afirma que é possível o reajuste proposto pela entidade.
O sindicato junto com a proposta de aumento enviou um estudo de impacto orçamentário mostrando a viabilidade do reajuste. O prefeito nega haver dinheiro mesmo com os dados apresentados e se cala diante da possibilidade de fazer uma contra-proposta justificando que não sabe fazer dinheiro.
Os servidores até o momento não receberam seus vencimentos referente a agosto e o prefeito disse que não pagará o salário dos grevistas. Para resolver o impasse o sindicato da categoria ajuizou uma ação na justiça.
O presidente do sindicato Antonio de Freitas Filho afirma que a assessoria do prefeito mentiu quando informou ao JM TV que o município já havia concedido aumento aos vigias e auxiliares de serviços gerais. Disse que a realidade dos servidores públicos ligados a Secretaria Municipal de Administração é outra e que estes servidores estão há mais de dez anos sem reajuste.
A greve dos servidores públicos municipal de Bom Jesus da Selvas completou 51 (cinqüenta e um dias).

Um comentário:

  1. Jumento brabo se amansa é puxando pelo beiço como dizia meu avô. Por isso senhores colegas e amigos professores grevistas, exijam o direito de vocês, que também é de todos os cidadãos bonjesuensses. A pior coisa que pode acontecer a um homem é ele perder a razão de lutar. Lutem até o final ou até que seus objetivos sejam alcançados. Não desistam. Botem os ferros no jumento que uma hora ele amansa.

    Antoni Odair - Imperatriz - MA

    ResponderExcluir