18 de setembro de 2009

ATIVIDADE SINDICAL 18 09 2009




ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso
Greve
Polícia Durante assembléia geral realizada na última quarta-feira policiais civis e agentes penitenciários decidiram encerrar a greve das duas categorias que já durava 16 dias. Os grevistas acataram proposta de aumento salarial de 12% para os policiais civis e de 14% para os agentes penitenciários, sobre o subsídio. O acordo foi acertado na Assembléia Legislativa. Mais a direção do movimento alerta que a paralisação retorna se o acertado não for cumprido.

Professores I
O Sinproesemma foi ás ruas na última quarta-feira, Dia Nacional de Luta pelo Piso Salarial Nacional. Em virtude desta luta e, para reforçar a Campanha Salarial 2009 dos educadores do Maranhão, o Sinproesemma caiu em campo, junto com educadores e educadoras, pais e mães, alunos e alunas. No início da semana a entidade esteve reunida com o Governo do Estado para discutir a pauta de reivindicações da categoria protocolada no dia 11 de maio.

Professores II
Foi a quinta rodada de negociações entre as partes. O Sinproesemma levou para as duas últimas reuniões a proposta de uma recomposição salarial de emergência, a ser aplicada até a elaboração do PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) e o estatuto do educador. Pouco se avançou. Inicialmente, os representantes do Governo – secretários César Pires (Educação), Luciano Moreira (Administração) e João Abreu (Casa Civil) – apresentaram proposta de recomposição de 4,1%. Ao final da reunião fizeram uma nova proposta de 6,1% que, somados à antecipação em abril de 5,9% alcança os 12,35%. Nada foi acordado, pois está abaixo do reivindicado pela categoria. A proposta será apresentada em assembleia regional no dia 21 de setembro, segunda-feira, às 15h, no auditório da faculdade de Arquitetura.

Jornada 30 horas
Foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal o Projeto de Lei que dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. De acordo com o Projeto a jornada passar a ser fixada em seis horas diárias perfazendo um total de trinta(30) horas semanais. O Projeto agora será enviado para Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Jornada 30 horas II
A jornada de trabalho de 30 horas é uma luta antiga da categoria. O deputado federal Washington Luiz (PT/MA) ao ser procurado pela liderança do movimento abraçou a causa e passou a defender a jornada de 30 horas, que no seu entender representa um reconhecimento para a categoria além de respeito com o próprio paciente, que será cuidado por um profissional que não estará sob pressão de uma carga de trabalho abusiva.

Correios

Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) entraram em greve. A reivindicação central é a melhoria dos salários. Apesar de aprovada, a proposta dos sindicatos filiados à Federação da categoria é vista com desconfiança por parte dos trabalhadores. Na pauta de reivindicações está o reajuste de 41% do salário dos trabalhadores, referente a perdas salariais desde 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário