25 de setembro de 2009

Coluna Atividade Sindical 25 09 2009





ATIVIDADE SINDICAL
Por Karina Lindoso

Prevenção na Escola
Como parte do programa de Saúde e Prevenção nas Escolas, as professoras e diretoras do Sinproesemma, Hilde Rocha e Benedita Costa, participaram nos dias 17 e 18 de setembro, em Timon, de encontro para discutir a integração e a articulação permanente entre as políticas de educação e de saúde. O próximo evento será em Imperatriz.O encontro, que discutiu a integração e a articulação permanente entre as políticas de educação e de saúde, teve avaliação positiva pelos coordenadores do projeto no Maranhão e do professor Jeferson Plácido, palestrante do evento.

Greve dos Bancários
Trabalhadores de bancos públicos e privados de todo o Brasil entraram em greve por tempo indeterminado na quinta-feira (24). Os bancários rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que previa a reposição da inflação no valor de 4,5% e a diminuição da participação dos trabalhadores nos Lucros e Resultados (PLR) dos bancos. Os banqueiros querem reduzir o índice de participação que é de apenas 15% para 4%. No Maranhão o quadro de funcionamento de agências é o seguinte:
Em São Luís
Caixa:
80%
BB: funciona apenas a agência do João Paulo
Privados: paradas as agências do HSBC (Rua do Sol), Unibanco (Rua Grande) e Real (João Lisboa).

Outros municípios:
Açailândia: 100%
Balsas: Caixa
Buriti: BB
Bacabal: BB, Caixa e BNB
Caxias: BB e BNB
Imperatriz: BB e Caixa
Pinheiro: BB
Santa Inês: Caixa (parcial)
São Bento: BB
Viana: BB
No Brasil, mais de 400 mil trabalhadores trabalham em bancos. Hoje sexta-feira (25), os grevistas fazem uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), a partir das 15h.

Democratização da Mídia
Neste sábado, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado do Maranhão (Sindsep/MA), realiza, no auditório do Sindsep/MA, o seminário Abrindo Caminhos para a Democratização da Mídia. O evento vai contar com a presença de profissionais reconhecidos pela sociedade maranhense, que fomentam e difundem a comunicação no Estado do Maranhão. Os profissionais que irão participar do Congresso, são: Adalberto Melo, Professor de Jornalismo da Faculdade São Luís, Diretor de Jornalismo do canal 23, e apresentador do programa Rádio Opinião, da Rádio universidade; Daniela Bandeira, Diretora de Jornalismo da TV Maranhense; Profº Dr. Francisco Gonçalves , Coordenador do curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão; e Raimundo Borges, Diretor de redação do jornal O Imparcial. O Seminário vai começar às 09h e tem o término marcado para as 13h, e terá como público alvo a diretoria do Sindsep e os delegados de base

Visita Sindsep
O deputado federal Washington Luiz (PT/MA) visitou a sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Maranhão (Sindsep/MA), na última quinta-feira. Durante a visita o deputado se reuniu com representantes de todas as regionais do Sindicato e disse que como um dos fundadores do Sindsep e também servidor público federal, ele luta e sempre lutará pelos direitos da categoria. Washington Luiz ouviu dos presentes algumas reivindicações como a solução do problema da ex-Fundação Roquette Pinto e também da Funasa. O deputado se comprometeu a trabalhar com afinco em Brasília na solução destes e outros problemas que afligem a categoria

Festa para Educação
Ao celebrar na última quarta-feira, o centenário da educação profissional brasileira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou a evolução do número de escolas, sua distribuição pelo país e o papel que desempenham. De acordo com afirmações do ministro Estão em construção 127 escolas com investimentos que superam R$ 1 bilhão. A outra novidade foi a criação dos 38 institutos de educação, ciência e tecnologia que são responsáveis pela coordenação de toda a rede. Haddad destacou que, além de mais escolas e mais cursos é importante a diversidade na oferta de formação.

Seminário
No sentido de avançar no debate da construção de uma ferramenta unitária para as lutas e a organização da classe trabalhadora a CONLUTAS-MA e a INTERSINDICAL realizam neste sábado(26) o Seminário de Reorganização, no Skina Palace Hotel. A atividade é também uma preparação ao Seminário Nacional que ocorrerá no mês de novembro em São Paulo. Dirceu Travesso, membro da Secretaria Executiva Nacional da CONLUTAS e um representante da INTERSINDICAL participaram do Seminário, que tem inicio às 9h, com uma discussão sobre análise de conjuntura. À tarde, com inicio às 14h, o debate será sobre reorganização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário