29 de setembro de 2009

Sindoméstico realizará seminário em outubro



Objetivando comemorar os 20 anos de existência o SINDOMÉSTICO-MA – Sindicato das(os) Trabalhadoras(es) Domésticas(os) realizará, nos dias 03,04 e 05 de OUTUBRO, em parceria com o Movimento Negro Unificado – MNU, o Seminário “A Luta pela conquista da cidadania e dos direitos trabalhistas das trabalhadoras domésticas”.
O evento constará de mesas redondas, conferência e palestras com a presidenta do SINDOMÉSTICO-MA, Maria Isabel Castro Costa; Profª. Me. Ilma Fátima de Jesus (MNU); Dra. Hosana Cristina Fernandes (advogada Trabalhista do SINDOMÉSTICO); Profª. Silvane Magali (GMN-Mãe Andressa/UFMA). Haverá, ainda a participação de Creuza Oliveira, presidenta da FENATRAD – Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e de convidadas que representam os sindicatos de trabalhadoras domésticas de Recife, Campina Grande e Salvador.
A Abertura do evento será dia 04/09, 19h, com a Mesa Redonda: MULHERES NEGRAS NA LUTA PELOS DIREITOS DAS TRABALHADORAS DOMÉSTICAS, seguida do lançamento do livro “20 ANOS DO SINDOMÉSTO NO MARANHÃO: NA LUTA PELA CONQUISTA DA CIDADANIA E DOS DIREITOS TRABALHISTAS”, organizado por Adomair O. Ogunbiyi, Maria Isabel Castro Costa e Ilma Fátima de Jesus.

SINDOMÉSTICO
- O SINDOMÉSTICO é uma associação civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e patrimonial, criado em 5 de outubro de 1989 a partir da necessidade sentida por um grupo de domésticas que compreendiam as dificuldades encontradas na relação empregado(a) X empregador(a) e a importância de buscar um nível de unidade e organicidade na luta da categoria em prol do reconhecimento dos seus direitos trabalhistas e humanos. Teve como primeira presidenta a Srª. Marinalva Edésia dos Santos.
Nestes 20 anos, apesar de todo a luta no sentido de defender, representar legalmente; lutar pela integridade física e moral da categoria profissional, sensibilizar e conscientizar a categoria para organização em favor de melhores condições de vida de trabalho, o SINDOMÉSTICO, hoje tem em seu quadro social 488 sócios, destes somente 05 são do sexo masculino.
De acordo com presidenta do SINDOMESTICO, Maria Izabel Castro, mesmo com a atual Constituição do Brasil, a partir da qual a categoria passou a ter acesso a alguns direitos já conquistados há muitos anos pelas demais categorias profissionais do país a luta persiste até os dias de hoje. “Os trabalhadores domésticos ainda lutam por seus direitos trabalhistas não apenas ampliados, mas igualados aos que são garantidos pela Constituição às demais categorias”.

PROJETOS – Maria Izabel conta que após a aquisição da sede própria as trabalhadoras avançaram significativamente no processo de organização e luta pelo acesso aos direitos trabalhistas, onde atualmente o SINDOMÉSTICO oferece atendimento e orientação a trabalhadoras(es) doméstic@s em sua Sede.

“Temos desenvolvido projetos de prevenção/erradicação do trabalho infantil doméstico, em parceria e com apoio de diversas organizações e instituições públçicas; anualmente desenvolvemos atividades/atos políticos alusivos ao Dia Nacional da Empregada Doméstica - 27 de abril; Desde 2005 desenvolvemos o Projeto Meninas Livres; Em 2008 desenvolvemos o Projeto Trabalho Doméstico Cidadão; participamos de coleta de assinaturas na Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução do Salário; e permanentemente participamos das lutas articuladas a outros setores da sociedade, como: Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador de São Luís - CIST/SL; Fóruns e Conselhos”, enumera a presidenta..

Nenhum comentário:

Postar um comentário