24 de setembro de 2009

José Dirceu visita São Luís e faz palestra para militância






Investimentos para todo o Brasil, crise econômica, alianças, eleições 2010, eleições internas do PT. Estes foram alguns dos temas debatidos durante a visita do ex-ministro José Dirceu a São Luís. O ex-ministro fez uma palestra no auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa, que contou com a presença de prefeitos e vereadores de diversas cidades do Maranhão, sindicalistas, representantes da sociedade civil e militância do Partido dos Trabalhadores.

A vinda de José Dirceu a São Luís foi articulada pelo deputado federal Washington Luiz (PT/MA). Durante o período que esteve na cidade o ex-ministro foi acompanhado por Washington Luiz, o candidato a presidente do PT estadual, Raimundo Monteiro e lideranças petistas. Na visita à Assembléia José Dirceu foi ciceroneado pela deputada estadual do PT, Helena Heluy.

Antes do encontro com a militância, José Dirceu concedeu uma entrevista coletiva onde um dos principais temas foi a eleição de 2010 e as alianças políticas. Quanto a 2010, José Dirceu foi taxativo em afirmar que o PT vai trabalhar com afinco para a eleição da ministra Dilma Rousseff . Falou que o resultado das últimas pesquisas já era esperado e que o cenário político nacional vai mudar bastante quando o presidente Lula entrar de cabeça na campanha de Dilma Rousseff.

“Todos nós sabemos como é a atuação do presidente Lula numa campanha. Quando ela realmente começar vamos observar todas as mudanças”, falou José Dirceu.

Quanto ao Processo de Eleição Direta do PT (PED) José Dirceu foi claro ao defender a candidatura de Raimundo Monteiro, que concorre pela chapa da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB). A mesma do ex-ministro José Dirceu, do deputado Washington Luiz e que tem como candidato a Presidência Nacional do Partido, o ex- senador José Eduardo Dutra.
“Estou aqui também para prestar o meu apoio a chapa encabeçada pelo companheiro Raimundo Monteiro”, disse José Dirceu.

Apesar de se declarar favorável a aliança nacional PT e PMDB, José Dirceu deixou claro que no campo estadual, esta aliança deve ser conversada e discutida dentro do próprio PT e com os partidos aliados.

Visita – Antes da entrevista coletiva, José Dirceu participou de um almoço na residência da governadora Roseana Sarney, onde o tema foi a eleição de 2010 e as alianças políticas. O ex-ministro defende uma aliança com o PMDB em âmbito nacional.

“No governo atual, esta é uma aliança que já existe. Vamos agora fortalece – lá, e tentar reeditá-la para as eleições de 2010”, afirmou.

Após a coletiva José Dirceu visitou o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Tavares que o levou para conhecer o novo prédio do Legislativo Maranhense.

“Espero que este lugar seja um verdadeiro espaço democrático. Que o povo possa usá-lo para várias manifestações”, comentou. Após a visita ao presidente da Casa, José Dirceu visitou o gabinete da deputada Helena Heluy.

Palestra – Durante a sua palestra José Dirceu fez um retrospecto do Partido dos Trabalhadores. Da sua criação aos dias atuais. Falou sobre os projetos do Governo Lula e também sobre a mudança de vida da população a partir da administração do PT.

“Muito já foi conquistado e mais coisas ainda estão por vir. O apoio da população ao governo Lula se deve exatamente ao fato dele ter operado mudanças importantes na vida das pessoas”, declarou José Dirceu.

O ex-ministro também respondeu a perguntas da platéia e voltou a demonstrar apoio a candidatura da CNB, encabeçada por Raimundo Monteiro. Ao final da entrevista, José Dirceu agradeceu a presença de todos e pediu a união como forma de fortalecer o Partido.

“Ainda temos grandes lutas para vencer. Vamos trabalhar juntos”, anunciou José Dirceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário