1 de outubro de 2013

Em coluna, presidenta Dilma fala sobre capacitação profissional para jovens

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (1) que o governo federal tem ampliado a oferta de educação profissional para os jovens, para que haja melhor qualificação e que as muitas oportunidades criadas pelo mercado de trabalho possam ser aproveitadas. Dilma lembrou que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) já beneficiou 4,4 milhões de jovens e trabalhadores com cursos técnicos e cursos de qualificação profissional.
“Nossa meta é ofertar 8 milhões de vagas até 2014. Recentemente lançamos o Sisutec (http://sisutec.mec.gov.br), portal do Ministério da Educação que facilita o acesso aos cursos técnicos do Pronatec. Muitos cursos do Pronatec incorporam, em seus currículos, aulas de empreendedorismo. Estamos também ampliando o acesso ao ensino superior, inclusive levando mais universidades públicas para o interior do Brasil”, destacou Dilma.
A presidenta ainda ressaltou que o número de matrículas na graduação dobrou de 3,5 milhões, em 2002, para 7 milhões de matrículas, em 2012. Segundo ela, a expansão se deu com o crescimento da rede federal de ensino e também com ampliação do acesso ao ensino privado, incluindo a concessão de 1,2 milhão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), e com 1,1 milhão de contratos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário