30 de outubro de 2013

taxa de desemprego caiu 32% no último decênio




Nos últimos dez anos, a taxa nacional de desemprego decaiu de 9,1%, em 2002, para 6,2%, em 2012, o que representa queda acumulada de 32,1% no período considerado. Estes são alguns dos dados do FPA Comunica 9, publicação da Fundação Perseu Abramo (FPA) lançada nesta quarta-feira, 30, sobre o tema do desemprego.

Após ter atingido uma das mais altas taxas de desemprego aberto de sua história no ano 2000, quando 15% de toda a sua força de trabalho estava sem ocupação, o Brasil apresentou nova trajetória de queda absoluta e relativa dos desempregados.

Isso permaneceu inalterado, inclusive, na manifestação da mais grave crise do capitalismo global, a partir de 2008. Enquanto as principais economias desenvolvidas passaram a conviver com aumento no desemprego, o Brasil persistiu no caminho da contenção continuada do desemprego.

Neste sentido, esta edição do FPA Comunica trata da questão do desemprego, em duas partes: a primeira destaca o comportamento geral do desemprego nacional nos últimos dez anos, e a segunda faz uma análise da evolução do perfil do desemprego no Brasil entre os anos de 2002 e 2012.

Todas as informações utilizadas foram sistematizadas com base nos dados primários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). Destaca-se que este FPA Comunica procura antecipar alguns dos resultados de pesquisas e estudos realizados por pesquisadores e estudiosos colaboradores da Fundação Perseu Abramo.

Em apenas 10 anos, por exemplo, o desemprego reduziu-se rapidamente, com a saída de 1,7 milhão de trabalhadores que se encontravam na condição de sem trabalho. A queda no desemprego foi mais acentuada nos estados mais populosos, o que gerou mais desconcentração em sua manifestação territorial.

Estes e outros dados estão disponíveis no FPA Comunica 9, que pode ser baixado aqui.


Fonte: Fundação Perseu Abramo

Nenhum comentário:

Postar um comentário