17 de outubro de 2013

Mulheres do campo debatem propostas inclusivas

Termina nesta quinta-feira (17) a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), realizada em Brasília. Em cada um dos painéis e mesas, mulheres e homens do campo têm suas especificidades contempladas nas decisões e nas discussões propostas. 

A assessora especial para Assuntos do Campo e da Floresta da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), Raimundinha Damasceno, considerou importante a participação paritária na conferência. “Para a SPM, é crucial que seja visibilizada a condição de protagonista das mulheres rurais na sociedade brasileira”, afirmou.

Ao realizar seu discurso em plenária com delegadas, Raimundinha pontuou o cumprimento das políticas aprovadas pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM) no que se refere às mulheres do campo, da floresta e das águas.

Ela destacou, entre outros pontos, a doação aos estados, por parte da SPM, das Unidades Móveis de Acolhimento à Mulher do Campo e da Floresta, que são utilizadas como ferramenta de prevenção e enfrentamento à violência doméstica nas localidades mais longínquas do País.


Participação
Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), o encontro congrega cerca de 1.500 participantes, entre representantes do governo federal e da sociedade civil, com a finalidade de discutir e analisar propostas sobre o desenvolvimento do Brasil rural. 

Prioridades
As 500 delegadas presentes definiram as propostas prioritárias para as mulheres do campo a serem defendidas na conferência. Entre essas:
1 - Paridade na Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)
2 - 50% de mulheres rurais nos espaços de participação social
3 - Ampliação do acesso ao crédito para mulheres rurais
4 - Identificação das mulheres na Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (DAP)
5 - 30% de recursos das políticas públicas
6 - Creche no meio rural brasileiro
7 - Recreação infantil nas atividades coletivas de Ater.
Presenças
A mesa de debates da plenária contou com a participação da diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora; da secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Alessandra Nunes; das representantes do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste, Verônica Santana; da Marcha Mundial das Mulheres, Conceição Dantas; da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, Lizete Maria Bernardes; da Secretaria de Mulheres Extrativistas do Conselho Nacional de Seringueiros, Edel Moraes; do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco de Babaçu, Maria do Rosário; da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Olga Macuxi, da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas, Nilce dos Santos; da Articulação Nacional de Agroecologia, Vanessa Sóts e da Via Campesina, Vanderlúcia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário