22 de outubro de 2013

Trabalhadoras rurais discutem autonomia e combate à violência



A secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar abriu na segunda-feira (21) o Seminário Estadual de Trabalhadoras Rurais Maranhenses cujo tema é “Dialogando sobre Autonomias”, no Hotel Praia Mar. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e conta com a presença de cerca de 100 mulheres trabalhadoras rurais de 52 municípios maranhenses.

Participaram da solenidade o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy; o juiz da Vara da Mulher, Nelson Moraes Rêgo; e a representante da Caixa Econômica, Edna Tavares Rodrigues. Na abertura dos trabalhos, Diocina Reis, do município de Lago do Junco, representou as mulheres trabalhadoras rurais maranhenses.

No Seminário, as participantes discutem a cidadania e a força das trabalhadoras rurais maranhenses, além de políticas públicas para o enfrentamento à violência contra as mulheres e os direitos das mulheres trabalhadoras rurais, entre outros assuntos. Segundo Catarina Bacelar, o evento é na verdade o encerramento das atividades realizadas nos 52 municípios, oportunidade em que serão mostradas algumas experiências exitosas de algumas cidades, a exemplo do que alguns grupos vêm desenvolvendo em termos de agricultura familiar, entre outros exemplos.

“Neste evento nós enfatizamos que a necessidade de autonomia da mulher não é apenas econômica, mas deve ser trabalhada de uma maneira bem mais ampla. Aqui discutimos também a questão da violência contra a mulher no campo e na floresta, os programas de aquisição de alimentos, entre outros assuntos. Vale lembrar que esta ação é uma iniciativa conjunta com a Secretaria de Estado da Fazenda, que muito contribuiu para o trabalho realizado nesses municípios, com ações importantes como na questão da emissão das Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, disse Catarina Bacelar.

O secretário José Antônio Heluy destacou a importância da participação das mulheres no seminário, as quais serão as multiplicadoras do trabalho capitaneado pela Secretaria de Estado da Mulher.

“Nós precisamos combater diversas práticas irregulares no que diz respeito ao trabalho desempenhado pelas mulheres trabalhadoras rurais maranhenses, a exemplo do trabalho análogo ao escravo, que, aliás, já se observa também na zona urbana, a exemplo dos casos observados na construção civil”, destacou José Antônio Heluy.

Diocina Lopes, que é quebradeira de coco no município de Lago do Junco, falou sobre os desafios das mulheres na zona rural, como o combate ao desmatamento e a questão dos assentamentos rurais. “Precisamos também encontrar novas formas de aproveitamento do coco babaçu”, lembrou Diocina Lopes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário