26 de agosto de 2015

Colinas: SINPROESEMMA fará manifestação em defesa das 13 horas semanais


Insatisfeito com a jornada de trabalho acima da lei do piso, o Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) em Colinas realizará, na próxima sexta-feira (28) uma manifestação em favor da implantação das 13 horas semanais. O ato, que também cobrará a nomeação de excedentes do concurso da rede municipal realizado em 2014, ocorrerá a partir das 8h, na Praça Henrique Leite, no Centro da cidade.

Segundo a coordenadora do Núcleo do SINPROESEMMA em Colinas, Ana Paula, os professores cobram a destinação de um terço da carga horário para o planejamento escolar, como determina a Lei do Piso, aprovada pelo Congresso Nacional em 2008.

A dirigente ressalta que os profissionais da rede municipal estão cumprindo uma carga horária composta por 15 horas semanais em sala de aula, quando a lei diz que, para uma jornada de 20 horas semanais, a interação entre os docentes e os educandos não deve exceder as 13 horas semanais.

“A grande insatisfação dos professores de Colinas é a jornada de trabalho. A categoria quer o cumprimento imediato das 13 horas semanais, como ocorre na rede estadual”, destaca Ana Paula.

Excedentes A manifestação também defenderá a importância da convocação dos excedentes do concurso público de 2014. Ao lado da falta de professores, os dirigentes do SINPROESEMMA vão lembrar que, desde 2009, a Prefeitura é multada diariamente pela Justiça do Trabalho da Comarca de São João dos Patos por diversas irregularidades trabalhistas na contratação de profissionais sem concurso público.

Com essa tese, os dirigentes rebaterão os argumentos da falta de orçamento, levantados pela Secretaria Municipal de Educação, porque a nomeação dos excedentes, em substituição dos contratos, vai prevenir os cofres da prefeitura do pagamento de mais multas à justiça.

Fonte: sinproesemma

Nenhum comentário:

Postar um comentário