8 de junho de 2011

14ª Conferência Nacional de Saúde: Atenção ao calendário para ajudar a decidir os rumos do SUS PDF I

A Condsef lembra a todos os servidores de sua base da área da saúde a importância de participar das etapas municipais e estaduais que definem representantes que vão participar da 14ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do povo brasileiro” a etapa nacional da conferência acontece entre 30 de novembro e 4 de dezembro. Mas para poder discutir uma política nacional de saúde, ter voz para definir rumos para o SUS e buscar melhores condições de atendimento para saúde da população o servidor precisa participar das etapas municipais e estaduais que acontecem até outubro. Etapas nos municípios vão até 15 de julho. Entre 16 de julho e 31 de outubro serão promovidas etapas estaduais. Nessas etapas é que serão eleitos os representantes que irão participar da conferência nacional no final de novembro. Os interessados devem procurar informações junto às filiadas à Condsef nos estados.

A 14ª Conferência Nacional de Saúde vai discutir uma política nacional de saúde baseada nos princípios da integralidade, universalidade e equidade. Todos, princípios que nortearam a criação do SUS. A atividade será um momento importante para definir os rumos que se quer para a saúde brasileira. Entre os eixos a serem discutidos também estão desafios do SUS como o acesso e acolhimento com qualidade, participação da comunidade e controle social, gestão, pacto pela saúde, financiamento, e outros temas relevantes.

O SUS é uma conquista da sociedade brasileira e foi criado para dar atendimento à saúde de toda a população sem discriminação. Para fortalecer esta conquista a Condsef reforça a importância da participação dos servidores públicos que estão entre os agentes fundamentais para garantir que essa missão seja levada adiante.

Fonte:Condsef

Nenhum comentário:

Postar um comentário